a partir da revolução industrial, a europa se caracterizou pelas novas concepções de riqueza e trabalho contidas no capitalismo, teorizado pelos economistas liberais clássicos adam smith e david ricardo. [...] superexploração salarial, horas excessivas de trabalho, condições subumanas de alimentação e moradia levaram os operários, a princípio, a identificarem as máquinas, e não os empresários capitalistas, como as responsáveis por sua condição de miséria. pazzinato, alceu luiz; senise, maria helena valente. história moderna e contemporânea. 7 ed. são paulo: ática, 1994. (p. 177) de acordo com esse contexto, analise as asserções e a relação proposta entre elas: i. a questão social aparece como um dos grandes embates do século xix. porque ii. os trabalhadores começam a reagir às condições degradantes de trabalho e a se organizar, dando origem às greves. a respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: escolha uma:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
I. A questão social aparece como um dos grandes embates do século XIX.
CORRETO. A primeira Revolução Industrial (século XVIII) representou o surgimento da produção em larga escala. Como consequência do surgimento deste fenômeno, os trabalhadores eram submetidos a longas e exaustivas cargas de trabalho.
II. Os trabalhadores começam a reagir às condições degradantes de trabalho e a se organizar, dando origem às greves.
CORRETO. No século XIX, a preocupação com os trabalhadores se externalizou. Nesta época, começaram a surgir muitos sindicatos que lutavam pelos direitos dos trabalhadores, incluindo a reivindicação por aumento salarial.
Gabarito:
"b. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
ENEM,
7 meses atrás
Física,
7 meses atrás
Informática,
9 meses atrás
Informática,
9 meses atrás
Artes,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás