A partir da Psicologia Organizacional novos estudos passaram a ser desenvolvidos. Originou-se a Abordagem Sociotécnica, a qual reuniu diversos princípios, tais como:
I. Grupos de Trabalho: O foco passa a ser o trabalho em grupo, o que resulta na diminuição de níveis hierárquicos e favorecimento da participação de todos.
II. Liberdade de escolha: Iniciativa e autonomia do trabalhador se sobressaem às regras preestabelecidas, possibilitando a esses encontrar soluções para os problemas de seu setor.
Aponte qual alterativa NÃO contém um princípio da Abordagem Sociotécnica.
a.
Antítese do modelo burocrático, o princípio da diversidade valoriza maior flexibilidade técnico-produtiva, permitindo ao funcionário diversidade de funções e possibilidades de mudança do modus operanti.
b.
O trabalho considerado como a reunião de atividades que compõem um todo funcional.
c.
A supervisão passa a atuar como apoio aos grupos, acompanhando o rendimento desses.
d.
A diversidade de funções permite o desenvolvimento de múltiplas habilidades e aumento do repertório, uma vez que o trabalhador passa a exercer funções diversificadas.
e.
O homem completa a máquina de forma a reduzir suas funções. Ou seja, o homem não é mais visto como extensão da máquina, mas essa é que o serve.
Soluções para a tarefa
Resposta: Alternativa E
Explicação:
O homem completa a máquina de forma a reduzir suas funções. Ou seja, o homem não é mais visto como extensão da máquina, mas essa é que o serve
Não é um exemplo de princípio da abordagem sociotécnica: e. O homem completa a máquina de forma a reduzir suas funções. Ou seja, o homem não é mais visto como extensão da máquina, mas essa é que o serve.
A psicologia organizacional caracteriza-se por buscar o entendimento da forma de pensar as organizações. De forma que a mesma deu origem à abordagem sociotécnica, que apresenta diversos princípios que a norteiam, como, por exemplo: grupos de trabalho e liberdade de escolha.
A afirmativa e está incorreta, pois de acordo com a abordagem sociotécnica, a máquina que completa o homem, sendo uma extensão do mesmo, não o contrário.
Bons estudos!