Física, perguntado por tuchoa, 1 ano atrás

A partir da propriedade da multiplicação de sinais pode-se demonstrar que o espectro de frequência do sinal amostrado é periódico, permitindo-se a sua reconstituição e deslocamento ao longo do eixo ω.

Dependendo da largura de banda do sinal (bandwidth) de tempo contínuo e da frequência de amostragem pode ocorrer o aliasing, a sobreposição do espectro do sinal, perdendo a informação do sinal original.

Para que a amostragem seja realizada corretamente, deve-se limitar o sinal em banda, ou "janelar", limitando a banda de frequência do sinal, utilizando-se de filtros.



Figura 1 - Sinal limitado frequência de 3 rad/s, reconstruído a partir de 50 amostras.

Sinal Reconstruído

Fonte: Mello, Guilherme 2018.



Perceba a Figura 1 e perceba que o sinal reconstruído em Figura 1.c) perdeu as características do sinal original Figura 1.a), portanto, para que as perdas da reconstrução do sinal original, deve-se atentar ao Teorema de Amostragem de Nyquist. Assim, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:



I. Um sinal limitado em banda, possui frequência máxima finita ωmáx, pode ser reconstruído se a amostragem for maior do que 2 ωmáx.

PORQUE

II. Se um sinal estiver limitado a 30 rad/s, a frequência de limitação do sinal de amostragem deverá ser 60 rad/s, para reconstrução do sinal contendo um mínimo de perdas.

Sobre o Teorema de Amostragem de Nyquist, assinale a alternativa correta:

Escolha uma:a.As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.b.A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é falsa.c.As asserções I e II são proposições falsas.d.A asserção I é uma proposição falsa, e a II é verdadeira.e.As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por ievandroid
19

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I

Reposta Correta:

Respondido por sergiorramos
0

Resposta:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I

Explicação:

Perguntas interessantes