A partir da leitura e interpretação do texto, responda, de que maneira a organização de grupos sociais locais podem atuar no acompanhamento de conflitos e acordos de cooperação pelo uso da água?
1)Qual a importância da Cordilheira dos Andes no equilíbrio hídrico da América Latina, sobretudo na Bacia Platina e na porção meridional do Brasil?
2)Quais as principais bacias hidrográficas da América Latina? Apresente sua localização e descreva características de cada uma.
3)Em 2010, a ONU passou a considerar o acesso à água potável e ao saneamento básico um direito fundamental de todo ser humano. Apesar dessa conquista, tensões envolvendo a gestão dos recursos hídricos são crescentes em várias partes do mundo. Apresente os principais modos de gestão dos recursos hídricos da América Latina e descreva alguns conflitos relacionados ao uso da água na região.
Soluções para a tarefa
1- Ao analisarmos a bacia hidrográfica do rio Amazonas vemos que a mesma não apresenta nascente no Brasil. Essa bacia nasce na Cordilheira dos Andes, e é essencial para alimentação hídrica de estados do Brasil.
Sem a bacia hidrográfica do rio Amazonas, teríamos um desequilíbrio hídrico que afetaria a Bacia Platina, pela exploração exagerada da mesma, principalmente para geração de energia pelas hidrelétricas.
2- As principais bacias hidrográficas brasileiras são a Bacia Amazônica, localizada no Brasil, Peru, Equador, Colômbia, Guiana, Venezuela e Equador. A Bacia Platina, localizada no Brasil, Uruguai e Paraguai. E a Bacia do Rio São Francisco, localizada totalmente no Brasil.
3- No Brasil a Gestão dos recursos hídricos tem sido um grande problema. Primeiro pelas atividades econômicas como usinas hidrelétricas, e indústrias, que vem utilizando esses recursos e os contaminando.
E além disso, pela falta de eficácia dos projetos de distribuição de água pelo território brasileiro. Onde muitos locais ainda hoje, enfrentam enormes secas.