A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O uso excessivo de celulares na infância”.
Soluções para a tarefa
que fazer como o meu filho que passa horas no celular? Essa é uma preocupação que tem aumentado entre os pais atualmente. No consultório da psicóloga Kelma Johnson no Hospital Cosme e Damião, referência no Estado em tratamento de crianças em casos de alta complexidade, mães buscam por orientação. ‘‘Elas chegam desesperadas por não saberem mais o que fazer com crianças de 6,7 anos que passam a tarde inteira no celular’’, aponta.
De acordo com a psicóloga, as crianças deixam as brincadeiras tradicionais pelo incentivo que recebe do ambiente externo. ‘‘Elas veem os coleguinhas da escola e os próprios pais utilizando os celulares é querem fazer o que eles fazem’’, disse.
Para a psicóloga, o uso de smartphones pelas crianças tem dois lados: o positivo, afinal vivemos na era digital e a internet é uma boa fonte de pesquisas, mas por outro lado o uso não direcionado e sem limites pode representar riscos e prejuízos a médio e longo prazo.
‘‘Um dos pontos negativos é o distanciamento entre os pais e as crianças incentivado pelo fato dos pais não terem muito tempo, é uma correria sempre. Mas cabe aos pais direcionar o uso dessas tecnologias e incluir outras atividades na rotina dos filhos considerando a faixa etária das crianças’’, considera a psicóloga.
As crianças desenvolvem:
Habilidades como atenção, concentração, memória e capacidade de resolução de problemas ficam prejudicadas na infância com o uso excessivo de celulares, uma vez que são estimulados a verdadeiras maratonas em jogos, aparentemente inofensivos, mas que não são tão inofensivos assim.
porém também ocorre:
Além de problemas psicológicos, usar celular por um longo tempo pode trazer algumas alterações físicas. Ficar com o pescoço para frente e inclinado para baixo, podem alterar os contornos do rosto e proporcionar a perda de elasticidade. Isso pode aumentar a probabilidade de criar rugas e papadas (gordura no queixo).
citações:
Eduquem as crianças e não será necessário punir os adultos, está citação intercepta com o uso excessivo do celular na infância idealizando atenuar os efeitos na infância as crianças e não será necessário punir os adultos... -- Pitágoras
O limite deve ser de no máximo duas horas por dia. Crianças que passam muito tempo usando aparelhos eletrônicos, como celular, tablet e computador, apresentam maior comportamento sedentário, fator de risco para obesidade, que pode, no futuro, provocar doenças cardiovasculares e diabetes... --diversos especialistas do mundo inteiro
Como resolver:
Recomenda-se que o uso de aparelhos celulares seja restrito a 2 horas por dia e que esse período não seja imediatamente antes de dormir. É esse o limite de tempo ideal para que não haja problemas oculares e ortopédicos.