História, perguntado por lucasfandrade14, 5 meses atrás

A partir da leitura do texto e sabendo que ainda nos dias atuais a população negra enfrenta diariamente situações de racismo, a libertação dos negros escravizados a partir da Lei Aurea em 1888, melhorou as condições de vida da população negra aqui no Brasil? Justifique sua resposta.​

Soluções para a tarefa

Respondido por carolimendi
2

Resposta:

A Abolição da Escravatura, 1888, não melhorou as condições de vida da população negra no Brasil pois, junto a ela, não houve esforços para manter os ex-escravizados vivos e com saúde. Estes, foram abandonados sem nenhum auxílio de moradia, alimentação ou saúde pelo Império que lhes concedeu a liberdade.

Muitas vezes, os ex-escravos recebiam sua carta de alforria e logo voltavam à propriedade de seus ex-senhores para trabalhar em suas terras em troca de uma vaga na senzala e de algumas refeições que já recebia antes. Ou seja, voltava, na prática, a ser escravizado.

A vida na cidade não dava oportunidade para os ex-escravos buscarem sustento próprio e os que não conseguiam voltar para as fazendas, viviam na miséria das favelas e das periferias do início do século XX.

Explicação:

Até os dias de hoje, os brasileiros vivem com as consequências de uma abolição da escravatura desorganizada e racista que não deu condições para que o povo negro no Brasil se organizasse como o povo branco para o mercado de trabalho, para entrar nas universidades, para ter equidade de oportunidades.

brainly.com.br/tarefa/19037506

Anexos:
Perguntas interessantes