Português, perguntado por Victorhd99br, 1 ano atrás

A partir da leitura do texto abaixo, é correto considerar função de linguagem predominante:

Respirou? Então você certamente sentiu algum grau de relaxamento. E agora sabemos o porquê disso. A resposta está no chamado Complexo pré-Botzinger, um grupo de células que fica no bulbo neural (região que conecta o cérebro à medula espinhal) e foi descrito pela primeira vez em 1991. O Complexo funciona como se fosse um “marca-passo da respiração”, ou seja, é graças a ele que o seu organismo inspira e expira, milhares de vezes por dia, sem que você precise pensar nisso. Mas ele faz outra coisa também.

Cientistas da Universidade da Califórnia descobriram que o Complexo se comunica com outra área do cérebro: o locus coeruleus (LC), uma região que gerencia o nível de alerta -portanto, de estresse- do indivíduo. Respirar fundo e lentamente provoca alterações no Complexo, que envia sinais elétricos para o locus coeruleus, que deixa você calmo. Esse mecanismo também funciona no sentido oposto (tendemos a ficar ofegantes quando estamos nervosos), e ajuda a explicar a eficácia da meditação – que tem o controle da respiração como um de seus elementos centrais. (Revista Superinteressante, 31 março 2017)


Escolha uma:
a. Conativa
b. Referencial
c. Fática
d. Emotiva

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
1

Podemos compreender que as funções da linguagem podem ser evidenciadas como recursos que atuam evidenciando a intenção do autor diante do que foi escrito pelo mesmo.

Sendo assim, podemos afirmar que acima temos o predomínio da função da linguagem referencial, que é notada quando compreendemos que o texto está focado em transmitir informações para o leitor, baseada em fatos comprovados.

Perguntas interessantes