Português, perguntado por hellendalla, 8 meses atrás

A partir da leitura do poema Pronominais e o seu contexto de criação, podemos considerar CORRETAMENTE que: Pronominais Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco Da Nação Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me dá um cigarro.(ANDRADE, O. Obras completas, Volumes 6-7. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972)



a) Oswald de Andrade tinha intenção de criar uma nova forma de falar no Brasil.

b) o primeiro verso de Pronominais segue a forma falada no cotidiano das pessoas cultas, que frequentaram a escola e que são da classe alta.

c) no poema percebemos claramente vemos a importância da gramática normativa para o poeta.

d) a comparação entre o primeiro e o último verso exemplifica de forma clara uma das muitas diferenças existentes entre a língua que a gramática normativa considera correta e a língua efetivamente falada pela maioria das pessoas.

e) o poema demostra que não há diferenças entre as classes sociais e que todos falamos da mesma maneira, seja negro, branco ou mulato, mas o importante é seguir a gramática brasileira.

PFF me ajudem

Soluções para a tarefa

Respondido por solrac312
186

Resposta:

a alternativa: D está correta


solrac312: dnd
Respondido por angelpercam2000
0

Em relação ao poema “Pronominais”, de Oswald de Andrade, podemos afirmar que a alternativa correta é: a comparação entre o primeiro e o último verso exemplifica de forma clara uma das muitas diferenças existentes entre a língua que a gramática normativa considera correta e a língua efetivamente falada pela maioria das pessoas.

  • d) Correta. O primeiro e o último verso do poema demonstram que a língua falada e a gramática são diferentes em português, por isso não podemos afirmar que a língua falada e aquela considerada correta pela gramática são a mesma forma de expressão.

Língua falada

Denominamos língua falada ao português usado pela maioria das pessoas no dia a dia. É uma forma de comunicação mais espontânea e sem considerar as regras determinadas pela gramática normativa. Por este motivo, a língua usada no dia a dia sofre preconceito em algumas situações sociais, pois, para parte das pessoas, é considerada um modo incorreto de uso do português.

Saiba mais sobre código linguístico em:

https://brainly.com.br/tarefa/460725

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes