Português, perguntado por cavalcantiluci8575, 11 meses atrás

A partir da leitura do poema "Canção", de Cecília Meireles, podemos notar a presença dos seguintes elementos nos versos da poeta: a) inclinação para a estética neossimbolista perceptível através da utilização de elementos como mar, sonho, ondas, areias, águas, conferindo ao poema um caráter fluido e etéreo. b) Presença do monólogo interior, digressão e fragmentação dos versos que contribuem para a temática da existência. c) Preocupação com a reflexão filosófica, com os modelos clássicos, além de uma temática notadamente pessimista. d) Proximidade com o mundo material, temas relacionados com o cotidiano, sobretudo com as questões sociais.

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielaquadrilheira
13

Resposta:

a) inclinação para a estética neossimbolista perceptível através da utilização de elementos como mar, sonho, ondas, areias, águas, conferindo ao poema um caráter fluido e etéreo.

Respondido por larissamagrani
2

O poema de Cecília Meireles apresenta conceitos que abordam a temática simbolista e naturalista, trazendo à tona palavras que conotam a passagem do tempo e representa o movimento da vida finita (A).

Os trechos "Pus o meu sonho num navio  e o navio em cima do mar;  - depois, abri o mar com as mãos,  para o meu sonho naufragar" e "O vento vem vindo de longe,  a noite se curva de frio;  debaixo da água vai morrendo  meu sonho, dentro de um navio..." retratam as referências da natureza e seus símbolos para explicar a finitude da vida.

Sobre a autora...

Cecília Meireles seguiu rigidamente o Modernismo Brasileiro, produzindo uma poesia de consciência histórica.

Cecília Meireles, poetisa brasileira, enquadra-se na segunda fase do Modernismo Brasileiro. Suas obras trazem em si temas sobre a existência no mundo, o efêmero, o perene, a morte, com evidências políticas e sociais.

Meireles escreve sobre suas angústias de modo que os leitores se sentem tocados e inspirados. Ao remeter à poesia clássica com versos brancos e livres, a poetisa retrata, em suas obras, o mundo e a subjetividade do homem, trazendo uma poesia espiritualista, introspectiva e melancólica.

Link: brainly.com.br/tarefa/20529252

Anexos:
Perguntas interessantes