A partir da leitura do livro da disciplina e do trecho acima, explique como a questão da escola democrática e filosófica para auxiliar na transposição dessa escola trabalhada por Foucault? Responda a questão proposta, procurando argumentar sua opinião e utilizando os conceitos aprendidos na disciplina Filosofia da Educação. Dirija suas respostas diretamente ao seu professor e ao seu tutor, apresentando seu posicionamento.
Soluções para a tarefa
Foucault, entende o homem como uma construção histórica e partindo desse princípio entendemos então, que sendo o sujeito criado historicamente, as formas educacionais também o são, estando alunos e professores envolvidos neste processo.
Ora, sabemos que, a escola é responsável pelo saber em primeiro lugar. Esse saber, contudo, não existe desvinculado do poder, mas o poder não pode ser entendido apenas como uma força repressiva a serviço da dominação.
Para Foucault, o poder é disperso e atravessa todas as práticas sociais, inclusive as que se desenvolvem no âmbito da escola, criando possibilidades de exercício do poder. Na perspectiva foucaultiana, todos os sujeitos estão submetidos ao poder, mas podem igualmente exercê-lo.
Para tanto, é necessário que os sujeitos compreendam que podem exercer o poder e desenvolvam a motivação para fazê-lo. Na escola democrática a participação é uma possibilidade real de exercício do poder pelos sujeitos. Assim, os sujeitos podem assumir o compromisso coletivo de atuar diretamente nas definições dos rumos da instituição escolar.
Bons estudos!