Filosofia, perguntado por gabenasc, 1 ano atrás

A partir da Idade Média, que relação se estabeleceu no pensamento politico entre a ideia de Deus e a de goverante? que teoria se formulou a seu respeito no inicio da Idade Moderna? Explique-a.

Soluções para a tarefa

Respondido por wferreir26
514
Como o cristianismo se tornou uma religiao universal no periodo, a patristica organizou doutrinas e interpretações da bíblia como leis políticas no poder, as chamadas Leis de Deus; caminho seguro guiado pela luz e vontade divina.
A teoria do cristianismo, que formulou o estudo teológico, é de que o ser humano precisava era mal por natureza, consequente do pecado original (adao e eva). Sendo assim, o bem e a ética so podem ser atingidos através de Deus, da graça divina.
Respondido por yaramoura810
13

Resposta:

Foi a ideia de que os governantes seriam representantes de Deus na Terra. Por isso, o direito de governar dos reis era divino, concedido por Deus. A teoria que se formou a esse respeito na Idade Moderna denomina-se teoria do direito divino dos reis. De acordo com um de seus principais expoentes, Jean Bodin, a monarquia seria o regime mais adequado à natureza das coisas, pois a família tem um só chefe, o pai; o céu tem apenas um sol; o universo, só um Deus criador. Assim, a soberania do Estado só podia se realizar plenamente na monarquia.

Perguntas interessantes