A partir da formação das monarquias nacionais, como a Igreja Católica passou a ser encarada?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A formação das monarquias nacionais aconteceu na decadência da era medieval, período conhecido como Baixa Idade Média (já que época teve dois momentos: o ápice, que foi a alta idade média e o declínio que foi a baixa Idade Média). Foi um período que os nobres mais ricos perceberam que sistema feudalista não servia mais.
Na baixa Idade Média surgiram os burgueses que foram importantes na formação das monarquias nacionais, porque, assim como os nobres, eles viam vantagens nas mudanças que poderiam acontecer.
Foi um processo longo, mas que mudou a história do mundo pois permitiu que novos países nascessem, além da construção da identidade de lugares como Portugal, que passou a ter um idioma próprio, uma moeda e uma capital.
Momento da história
Entre os séculos XII e XV a Europa viveu um período de grandes mudanças. Os burgueses, que eram comerciantes, começaram a formar uma nova classe social, o que implicou no declínio do sistema feudal existente desde o século V, após a queda do Império Romano.
O feudalismo era um sistema de economia e sociedade baseado na agricultura, em que ter muitas terras significava riqueza. Quanto mais feudos (porções de terras) um senhor tivesse, maior era o título de nobreza deles. As lideranças eram fragmentadas, cada terra tinha seu dono e ele geria conforme achasse melhor.