a partir da escola evolucionista é possível apontar que o procedimento metodológico baseava em uma leitura de terceira mão, de outros leitores de vida social e não dos próprios antropólogos. sobre este procedimento, é possível afirmar que ele está representado abaixo na questão:
a: a etnografia é baseada no contato com a diferença e na experiência do outro, deste nativo que interagem e explica seu modo de vida ao antropólogo.
b: a sociografia que estabelece como pratica um registro de corpo interlocutor a das dimensões sociais, econômicas e politicas das sociedades em contato.
c: o método comparativo era mediado na figura não do interlocutor, mas de viajantes, missionários e exploradores que coletavam dados sobre culturas diferentes das suas e publicavam na Europa.
d: a observação participante que favorece o pesquisador ao constituir-se eticamente na proximação entre pesquisador e os sujeitos da pesquisa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Olá, amigo(a)!
O método comparativo na Sociologia foi, por um certo tempo, o predileto dos estudiosos. Tal método estuda as semelhanças e diferenças entre os grupos, sociedades e povos, destacando a melhor compreensão do comportamento humano através da leitura de outros interlocutores.
Assim, as impressões e vivências colhidas pelos diversos observadores, estudiosos e artistas eram colocadas em um plano de comparação, de forma a fornecerem elementos que compunham a descrição do todo, considerando os diversos pontos de vista.
Logo, a alternativa que responde a sua questão é da letra C.
Espero ter ajudado!
Boa sorte!
Perguntas interessantes