) A partir da década de 90, ocorreram muitas mudanças no perfil demográfico do Brasil. Muitas afirmações usadas frequentemente em estudos da população brasileira já não correspondem à realidade. Éramos um país jovem. Estamos envelhecendo; o brasileiro vive mais e a taxa de fecundidade caiu. Desde 1970 não somos mais um Brasil rural. Melhoramos nossos indicadores sociais, porém as desigualdades tornam nosso povo mais pobre: a concentração de renda nas mãos de uma pequena parcela da população. O Brasil, atualmente, ocupa a 79ª posição no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), segundo o IBGE. Para definição desse índice, são utilizadas variáveis básicas, referentes ao modo como vive a população. Com base no texto e em seus conhecimentos, quais as variáveis que fazem parte do IDH?

( )Educação, taxa de fecundidade e taxa de desemprego.
( )Renda per capita, expectativa de vida e educação.
( )Taxa de desemprego, taxa de exportação e expectativa de vida.
( )Taxa de exportação, consumo de energia e educação.
( )Expectativa de vida, renda per capita e taxa de exportação.
Soluções para a tarefa
Resposta:renda perdi capitã, expectativa de vida e educação
Explicação:
Sobre os fatores que são levados em consideração para obter o IDH está correto a alternativa b.
Para o cálculo do IDH, são levados em conta a educação (taxa de escolaridade), a renda (PIB per capita) e a saúde da população (mortalidade infantil e expectativa de vida).
O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) foi um ranking criado pela ONU na década de 90 para classificar os países de acordo com o seu nível de desenvolvimento. Ele mede o grau de qualidade de vida de uma população.
É importante ser levado em conta, que nem sempre um país rico é um país desenvolvido, pois o país pode produzir suas riquezas e elas não serem repassadas à população. A renda é apenas um dos fatores que interfere no IDH.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/21090646