a partir da década de 1990, os fluxo populacionais que mais despertam a atenção são os de volta aos locais de origem. como ficou conhecido esse modelo de migração? explique a razão desse fluxo migratório de retorno.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Motivos de migração têm sido um tema poucas vezes levantado em pesquisas amostrais no país: estes só foram coletados recentemente na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD 2001. Este trabalho apresenta evidências empíricas desses motivos, analisando-os a partir do perfil etário e sexo do migrante e dos diferentes tipos de deslocamentos migratórios segundo origem e destino, destacando-se, em particular, o motivo de retorno para o Nordeste declarado pelos migrantes.
Palavras-chave: Migração. Motivos de migração. Padrão migratório.
Poucas vezes os motivos de migração têm sido abordados em pesquisas amostrais no país. Embora presente em estudos de natureza qualitativa, as razões pessoais de migração foram apresentadas em raras oportunidades em surveys mais abrangentes como os reportados em Patarra et al. (1997). Há duas possíveis causas para esse fato. De um lado, há a dominância de modelos, abordagens e teorias interpretativas do fenômeno migratório como resultado dos desequilíbrios regionais dos fatores de produção (em especial, do trabalho). De outro, há a regularidade empírica do padrão etário dos migrantes (jovens, sobretudo homens de 15 a 29 anos de idade). Assim, surgiu a tendência de corroborar as teses aportadas por tais modelos e abordagens. O enfoque neoclássico sugere que os indivíduos migrariam em busca de trabalho, melhores oportunidades e salários, realizando um cálculo racional-econômico para a escolha do destino. Já a abordagem histórico-estruturalista indica que a formação dos fluxos de migrantes decorreria das necessidades e ditames do desenvolvimento econômico capitalista no país. Qualquer que seja o ponto de vista, os motivos da migração empreendida - pessoal ou compulsoriamente - seriam os relacionados ao trabalho; e os protagonistas do processo, jovens em pleno potencial produtivo. Evidências apresentadas primeiramente por Ântico (1997) e aprofundadas em Jannuzzi (1998; 2000) corroboram tais assertivas para o conjunto de migrantes no Estado de São Paulo no começo dos anos 90.
Para o conjunto do país, só mais recentemente (na PNAD 2001) foram coletadas algumas informações sobre os motivos de migração. Foi nessa edição da pesquisa - que incluía crianças, adultos e idosos - que foi levantado o motivo predominante para a realização do último movimento migratório nos últimos quatro anos, como um quesito pré-codificado. Este trabalho procura trazer evidências empíricas desses motivos, analisando-os a partir do perfil etário e sexo do migrante e dos diferentes tipos de deslocamentos migratórios segundo origem e destino.
Para tanto, o texto está estruturado em três grandes tópicos. Inicia-se com uma apresentação dos resultados gerais da pesquisa sobre os motivos declarados, discriminado-os segundo idade e sexo dos migrantes. Em seguida, apresenta-se uma análise das motivações para migração, tendo como referência a região de origem e os destinos do processo. Por fim, devido à importância dos fluxos migratórios originados do Nordeste brasileiro, serão investigados os motivos envolvidos na migração de retorno à região, segundo diferentes perspectivas de análise.
Explicação:
brainliest pfvr