A partir da década de 1970 uma série de fatores passou a minar a hegemonia dos Estados Unidos. Quatro elementos foram responsáveis por esse declínio, a derrota dos EUA na Guerra do Vietnã, mesmo com consideráveis investimentos militares, o declínio de alguns movimentos populares, que com a revoluções de 1968, isso elimina a justificativa para o projeto imperialista estadunidense, o fim da URSS e a queda do Mudo de Berlim, que enfraqueceu o inimigo comum de modo a tonar desnecessária a existência de uma potência hegemônica combatente e os ataques de 11 de setembro de 2001, que representou a falha dos EUA em defender seu território gerando uma grande insatisfação com a presença estadunidense no Oriente Médio.
MENDES, Marcos Vinicius Isaias. Regionalização do Espaço Mundial. Editora Educacional S.A. Londrina, PR. 2018.
A partir do contexto da tese defendida ao fim da hegemonia dos Estados Unidos, analise as afirmações a seguir:
I - O fim da hegemonia dos Estados Unidos tem fortalecido a crença em novas reconfigurações geoeconômicas e geopolíticas importantes no sistema internacional.
II - Novas tecnologias e a extrema financeirização da economia apontam para novas possibilidades futuras no que tange à organização do espaço mundial.
III - A hegemonia americana vigora de 1945 até os dias atuais – em que se vê ameaçada pela emergência de novas potências ascendentes, como a China.
IV - Os Estados Unidos se centraliza com a criação de organizações internacionais, dentre elas o Fundo Monetário Internacional FMI e Banco Mundial, criados em 1945 e 1944.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I, II e IV, apenas.
b)
I, III e IV, apenas.
c)
I e IV, apenas.
d)
I e II, apenas.
e)
I, II, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
resposta: alternativa E
Respondido por
1
Resposta:
av:1 regionalização do espaço:
1 d
2a
3d
4e
5a
Explicação:
corrigido pelo ava.
Perguntas interessantes
Física,
7 meses atrás
Administração,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás