A partir da década de 1970, o movimento de renovação crítica da Geografia estabeleceu-se inspirado pelo paradigma do materialismo histórico.
Em relação ao enunciado da questão, assinale a alternativa INCORRETA:
a.
Para esta concepção, a natureza é considerada como fornecedora de possibilidades para que o homem a modificasse: o homem é o principal agente geográfico.
b.
O conceito de região no período da globalização tem na dimensão econômica um papel fundamental a desempenhar nos esquemas explicativos do atual período.
c.
Os livros de Yves Lacoste e Milton Santos estão entre as mais influentes obras do período de constituição da Geografia crítica.
d.
Nesta concepção houve o entendimento de região como resposta local aos processos capitalistas.
e.
As propostas originadas nesse debate buscaram superar os princípios tanto da Geografia tradicional quanto da New Geography, refundando a disciplina a partir da aproximação com a teoria social crítica, sobretudo do campo marxista.
Soluções para a tarefa
A partir da década de 1970, o movimento de renovação crítica da Geografia estabeleceu-se inspirado pelo paradigma do materialismo histórico.
a. incorreto. Foi a corrente Possibilista, a geografia do final do século XIX, quando a natureza passou a ser vista como possibilidades para a ação humana, assim bastaria que a intervenção do homem, para adequar às suas necessidades.
b. correto. O conceito de região tem papel fundamental para os capitalistas, que buscam regiões e lugares mais rentáveis, num processo incessante de seletividade e marginalidade de regiões, cujo efeito será a configuração de regiões densas, luminosas e dinâmicas, como também de regiões, rarefeitas, opacas e sem dinamismo econômico,
c. correto. Destacam se obras de Destacam-se Yves Lacoste, David Harvey, Milton Santos, Aziz Ab-Saber e Vesentini.
d. correto. Dá evidência à ação do Estado e dos demais agentes da organização espacial, os proprietários fundiários, os industriais, os incorporadores imobiliários, em sua abordagem regional. Busca então, responder às profundas modificações na organização espacial, decorrentes da intensa urbanização, industrialização e expansão do capital.
e. correto. O movimento da geografia crítica, reproduz o embate ideológico contemporâneo da luta de classes na sociedade, assumindo uma perspectiva popular, de uma transformação de ordem social, buscando uma geografia mais generosa em um espaço mais justo, que seja organizado em função dos interesses dos homens e não do capital.
Bons estudos!