[...] A partir da década de 1890, a produção cafeeira de São Paulo cresceu enormemente, gerando problemas para a renda da cafeicultura. Esses problemas tinham duas fontes básicas: a grande oferta do produto fazia o preço baixar no mercado internacional; a valorização da moeda brasileira, a partir do governo Campos Sales, impedia a compensação da queda de preços internacionais por uma receita maior em moeda nacional. As receitas das exportações eram pagas aos produtores e intermediários em moeda nacional."
FAUSTO, Bóris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013. pp. 228-229.
Considerando a problemática econômica apresentada no texto, as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
Soluções para a tarefa
Resposta:letra B
colocando as perguntas
Alternativas
Alternativa 1:
Entre o período imperial e as primeiras décadas da República, o café possibilitou que os produtores dominassem o cenário político brasileiro.
Alternativa 2:
A crise a que se refere o texto foi consequência da dificuldade dos produtores e do governo central em administrar a falta de mão de obra para o trabalho nas propriedades rurais.
Alternativa 3:
As crises internacionais ocorridas até a década de 1930 refletiram diretamente na economia brasileira, na medida em que comprometiam a exportação da produção cafeeira.
Alternativa 4:
O início do regime republicano no Brasil foi caracterizado pela tentativa de industrialização do país em detrimento das atividades agrícolas como tentativa de desenvolvimento da economia.
Alternativa 5:
A crise no setor cafeeiro a que se refere o texto levou o governo a adotar medidas, visando evitar a decadência da produção, uma vez que a economia do país dependia essencialmente governo teve produto. Explicação: no texto não fala na dificuldade do governo dos trabalhadores tornando essa alternativa incorreta .