a partir da compreensão de que a mudança de interesses-necessidades durante a infância para a adolescência impulsiona a transformação radical dos mecanismos de comportamento desses sujeitos, como as professoras e os professores precisam pensar a organização do ensino? Escolha uma: a. Dentre todas as mudanças que ocorrem nas fases da vida das crianças e dos adolescentes, os professores e as professoras devem considerar para a organização do ensino, apenas os fatores emocionais pelos quais passam os estudantes. b. Considerar que, da primeira infância até a fase pré-escolar, de acordo os estudos de Vigotsky (1996), “a criança opera cognitivamente com agrupamentos sincréticos, ou seja, pensamentos por complexos ou pseudoconceitos”. Desse modo, “a formação de conceitos, a concepção de mundo, a estabilização dos traços da personalidade, o autocontrole da conduta, não principiam a adolescência”, portanto, faz-se necessário compreender “as conquistas da adolescência como corolário da qualidade dos períodos vividos anteriormente”. Esse adolescente é um ser pensante. Nesse sentido, conforme, ainda, afirma Vigotsky (1996), tanto as formas de pensamento quanto os conteúdos desenvolvem-se dialeticamente, portanto, “um conteúdo novo não pode surgir sem formas novas”, então tanto na história social da humanidade como no desenvolvimento psicológico individual surgem funções psicológicas novas e superiores, indispensáveis à ampliação dos horizontes culturais. Desse modo, os professores e as professoras precisam ter coerência e eficácia na sua prática pedagógica pensando sempre que, o que caracteriza a adolescência é a formação de conceitos, portanto, esta é a forma nova e superior da atividade intelectual, que avança na compreensão da realidade em que vive, das pessoas ao seu redor e de si mesmo. Isto que dizer que, as práticas pedagógicas precisam substituir a ideia do pensamento preso ao imediato e começar a dar lugar ao pensamento abstrato.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Letra B
Explicação:
Trecho da teoria de Vygotsky - o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio.
O professor deve mediar a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se independente e estimule o conhecimento potencial.
Perguntas interessantes