a partir da colocaçao de garcia elabora uma reflexao de 100 a 200 palavra sobre as preocupaçoes que os educadores devem ter em relaçao a visao multicultual
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O multiculturalismo tem se constituído em uma das grandes barreiras à tradicional escolarização homogeneizadora. Assim, a escola vive uma certa tensão entre a cultura corporal veiculada e o patrimônio apresentado pelos seus freqüentadores. Visando promover uma reflexão sobre essas questões, a presente investigação recorreu à etnografia das práticas pedagógicas da Educação em contextos multiculturais. Para tanto, foram realizadas observações, filmagens e entrevistas. Os dados foram analisados e confrontados com a teorização multicultural e curricular. Como descoberta relevante, constatou-se que a perspectiva multicultural alentada pelos professores é refletida na sua ação pedagógica.Dentre os aspectos sinalizados tanto nos depoimentos dos professores entrevistados quanto nas observações das aulas, merecem destaque às diversas alusões ao que a literatura educacional denomina pedagogia da transmissão (FORMOSINHO, 2007). A pedagogia da transmissão centra-se na lógica dos saberes, no conhecimento que se quer veicular, resolvendo a complexidade da realidade da sala de aula através da escolha unidirecional dos conhecimentos e na delimitação do modo e dos tempos para transmiti-los. Nessa concepção, o ensino se apresenta simples, previsível e seguro na sua concretização, dado que se concentra na regulação e no controle. Por isso constitui-se em uma ação didática congruente com o modo organizacional baseado na burocracia da prédecisão originada centralmente para desenvolvimento e aplicação na periferia. Tal concepção foi constatada nos depoimentos dos docentes sobre a organização das aulas (disposição dos alunos, apresentação dos materiais, condução das atividades de ensino etc.):
A pedagogia da transmissão, em si mesma, monocultural, reflete a predominância dos padrões culturais mais próximos da educação familiar e informal dos alunos posicionados de forma privilegiada na escala social, por isso, não é de se estranhar a condição de fracasso enfrentada por aqueles grupos sociais para quem na escola, conforme salienta McLaren (2003), se fala um idioma estrangeiro. Por essa razão, aqueles que não conseguiam alcançar o desempenho aguardado pelos professores e alinhado à cultura dominante, eram consciente ou inconscientemente excluídos ou taxados de incompetentes e indisciplinados, pois, afinal, no currículo monocultural, os problemas se localizam no estudante. Como se notou, a experiência educacional pautada na pedagogia da transmissão contribui para distanciar a consciência dos representantes das elites da realidade enfrentada pelos grupos dominados. A cegueira da cultura dominante leva seus representantes a não examinar o produto de sua própria consciência ou a natureza da sua .Apesar de os entrecruzamentos culturais não serem algo específico da sociedade contemporânea, é neste mundo globalizado que as comunidades culturais se relacionam de maneira mais intensa e complexa. A dinâmica da globalização cada vez mais aproxima grupos de culturas diferentes, provocando tensões, negociações e resistências. No campo das artes, esse fenômeno cultural é representado de diferentes formas. Na literatura - neste caso a que se destina à juventude - compreendida como produção cultural e simbólica transformadora, agenciam-se práticas de significação, ou seja, formas de construir modos de ver, de ser e de estar no mundo que favorecem a percepção das identidades múltiplas. Pela elaboração de seus projetos - estético e político -, os artistas põem em revista os discursos hegemônicos, marcados muitas vezes pelo preconceito, pelo desrespeito, pela exclusão, desnudando relações de poder, classificações e rotulações instituídas a partir de uma ideologia forjada a partir de valores dominantes. O objetivo deste estudo é analisar, dentro das novas perspectivas dos Estudos Comparados, o papel da arte literária em seus diálogos interculturais. Bio Tcc Monografia
A pedagogia da transmissão, em si mesma, monocultural, reflete a predominância dos padrões culturais mais próximos da educação familiar e informal dos alunos posicionados de forma privilegiada na escala social, por isso, não é de se estranhar a condição de fracasso enfrentada por aqueles grupos sociais para quem na escola, conforme salienta McLaren (2003), se fala um idioma estrangeiro. Por essa razão, aqueles que não conseguiam alcançar o desempenho aguardado pelos professores e alinhado à cultura dominante, eram consciente ou inconscientemente excluídos ou taxados de incompetentes e indisciplinados, pois, afinal, no currículo monocultural, os problemas se localizam no estudante. Como se notou, a experiência educacional pautada na pedagogia da transmissão contribui para distanciar a consciência dos representantes das elites da realidade enfrentada pelos grupos dominados. A cegueira da cultura dominante leva seus representantes a não examinar o produto de sua própria consciência ou a natureza da sua .Apesar de os entrecruzamentos culturais não serem algo específico da sociedade contemporânea, é neste mundo globalizado que as comunidades culturais se relacionam de maneira mais intensa e complexa. A dinâmica da globalização cada vez mais aproxima grupos de culturas diferentes, provocando tensões, negociações e resistências. No campo das artes, esse fenômeno cultural é representado de diferentes formas. Na literatura - neste caso a que se destina à juventude - compreendida como produção cultural e simbólica transformadora, agenciam-se práticas de significação, ou seja, formas de construir modos de ver, de ser e de estar no mundo que favorecem a percepção das identidades múltiplas. Pela elaboração de seus projetos - estético e político -, os artistas põem em revista os discursos hegemônicos, marcados muitas vezes pelo preconceito, pelo desrespeito, pela exclusão, desnudando relações de poder, classificações e rotulações instituídas a partir de uma ideologia forjada a partir de valores dominantes. O objetivo deste estudo é analisar, dentro das novas perspectivas dos Estudos Comparados, o papel da arte literária em seus diálogos interculturais. Bio Tcc Monografia
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