A partir da chegada dos europeus ao território brasileiro, estabeleceu-se contato entre os portugueses e as populações indígenas que habitavam a região. Esse contato não foi favorável para os povos indígenas, que foram forçados a responder a demandas europeias. Sobre isso, analise as alternativas a seguir e marque a correta
a) Uma prática existente no período colonial brasileiro foi a escravidão indígena. B) Os indígenas aceitavam tudo o que os portugueses impunham, sem questionar. C) Os indígenas, por serem fortes guerreiros, conseguiram manter os europeus longe de seu território por muito tempo. D) A troca cultural entre europeus e indígenas se deu de forma pacifica e favoreceu a cultura nativa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa a) Uma prática existente no período colonial brasileiro foi a escravidão indígena.
Explicação:
A escravidão indígena existe desde os primórdios da colonização portuguesa no Brasil, sobretudo entre os anos de 1540 até 1570. Trata-se de uma alternativa à mão de obra africana durante todo o período do Brasil Colônia.
Contudo, como os indígenas eram considerados súditos da Coroa portuguesa, escravizá-los era relativamente polêmico. Mesmo assim, isso era legalmente possível e foi prática recorrente até o final do século XVIII.
No início da colonização, a mão de obra indígena era utilizada na extração do pau-brasil. Era recompensada pelo escambo de alguns objetos, tais como facões e espelhos ou até aguardente.
Posteriormente, os índios passaram a ser capturados e empregados em pequenas lavouras ou na coleta de “drogas do sertão”.
Como os escravos africanos eram caros demais para aqueles que possuíam terra e a demanda por mão de obra somente crescia, a escravidão indígena tornou-se uma alternativa.
Os senhores de engenho passaram a recorrer à escravização de índios por meio de expedições conhecidas como “bandeiras de apresamento”.
Espero ter ajudado!