História, perguntado por anagabriely37, 1 ano atrás

A partir da Baixa Idade Média, o cenário político europeu sofreu transformações que romperam com o caráter local que o poder assumia durante o auge das relações feudais. A centralização política do século XVI deu lugar à política absolutista. Assinale a alternativa que define o que foi a política absolutista adotada pelos estados europeus durante o período: 

a) Poder real, personalizado na figura do rei absoluto, tendo como base social os senhores feudais e os setores camponeses.

b) Poder de polícia, estruturado na violência e organizado por milícias mercenárias, diretamente ligadas aos setores da pequena nobreza.

c) Poder absoluto do rei, produzido pelo controle das finanças e pelo apoio social dos setores camponeses.

d) É a doutrina política que concede autoridade e poder ilimitado a um monarca, que passa a exercer uma supremacia absoluta. Um monarca absoluto exerce poder político irrestrito sobre o Estado e o seu povo.​

Soluções para a tarefa

Respondido por l3v148170
6

Resposta:

A partir da Baixa Idade Média, o cenário político europeu sofreu transformações que romperam com o caráter local que o poder assumia durante o auge das relações feudais. O aparecimento de novos grupos sociais e as crises que se desenvolveram nesse mesmo período abriram caminho para um gradual processo de centralização política que ampliou o papel exercido pela autoridade monárquica. Antes disso, os senhores feudais tinham uma autonomia que fazia com que os reis fossem meras figuras decorativas.

Absolutismo. O Absolutismo foi o sistema político e administrativo dos países europeus, durante o período conhecido como Antigo Regime (séculos XVI ao XVIII ). No Absolutismo, o soberano centralizava todos os poderes do Estado em suas mãos e os utilizava sem prestar contas à sociedade.

coincide que a resposta certa é a D

Perguntas interessantes