A partir da Baixa Idade Média, a Igreja católica passou a ser alvo de diversas críticas, entrando em crise. Quais criticas eram feitas a Igreja?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
As principais críticas feitas à Igreja Católica eram:
- venda de relíquias;
- venda de indulgências (perdão dos pecados);
- culto aos santos;
- uso do dinheiro doado por fiéis para a construção da Basílica de São Pedro, no século XVI.
Explicação:
A Igreja Católica foi muito criticada, e a Reforma Protestante fez com que surgissem Igrejas Protestantes (luteranas, anglicanas, presbiterianas, batistas). Para barrar o avanço do Protestantismo, a Igreja Católica reuniu seus principais integrantes (bispos, cardeais, papa) em um encontro chamado Concílio de Trento, com o objetivo de tomar medidas eficazes. Durou de 1545 até 1563, e foi convocado pelo Papa Paulo III para assegurar a unidade da fé e a disciplina dos presbíteros (padres). É muito importante porque produziu o maior número de decretos dogmáticos e reformas, e os resultados mais benéficos, duradouros e profundos.
Nas medidas práticas, destacam-se :
- intensificação do Tribunal do Santo Ofício (Inquisição);
- criação do Index Librorum Prohibitorum, uma lista de livros proibidos pela Igreja por conterem conteúdos que contrariavam as doutrinas católicas;
- incentivo à catequese dos povos das novas terras, com a criação de ordens religiosas, dentre elas a Companhia de Jesus.
Perguntas interessantes