A partir da aula sobre o sistema reprodutor masculino e feminino julgue a ideia descrita abaixo
como certa ou errada citando também os fatores que levam as adolescentes a uma gravidez
indesejada assim como os prejuízos causados por ela
"Todos deveriam ter o direito de exercer sua sexualidade e decidir quando e quantos filhos desejam ter e contar com o acesso a métodos que lhe assegurassem esse direito Uma sociedade que
nega a garantia dos direitos reprodutivos a todas as mulheres em idade fértil sem exceção devena no minimo envergonhar-se"
Soluções para a tarefa
Resposta:
primeiro de tudo em não estudo essa materia em especifico mas bora lá(desculpe-me a linguagem coloquial.
Explicação:
A gravidez na adolescência é um fenômeno complexo e envolve múltiplas dimensões da vida humana. Ela está diretamente relacionada ao contexto sociocultural, econômico e político, assim como às dimensões étnico-raciais e de gênero. Portanto, a prevenção da gravidez durante a adolescência exige esforços dos distintos setores públicos responsáveis pela formulação e a implementação de políticas públicas que têm como perspectiva central os direitos humanos, bem como dos demais setores da sociedade civil.
Tratar a gravidez na adolescência numa perspectiva preventiva e de atenção integral à menina e ao menino adolescente proporciona a estes sujeitos o exercício da vida sexual e reprodutiva baseado em valores e comportamentos mais autônomos, bem como em tomadas de decisão mais responsáveis, além da construção de projetos de vida a longo prazo. Também favorece que a gestante adolescente tenha uma gravidez saudável e uma rede de cuidado e proteção com ela e o bebê, garantindo apoio.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garante às crianças e aos adolescentes os direitos à vida e à saúde, à liberdade, ao respeito e à dignidade, à convivência familiar e comunitária, à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, à profissionalização e à proteção no trabalho.
texto dois
Em 2004, de cada mil mulheres de 15 a 19 anos, 78,8 tinham ao menos um filho, o que significava 18,4% da taxa de fecundidade total. Em 2014, esse número caiu para 60,5, representando 17,4% da taxa de fecundidade total. Portanto, de cada cinco partos, quase um é realizado em uma mãe adolescente.
taxa de adolescentes com filhos mostra uma faceta conhecida dos brasileiros: a desigualdade social. Os dados revelam que a maioria das mães adolescentes tem poucos anos de escolaridade, é negra e vive nas regiões menos economicamente desenvolvidas do país.
Muitas têm conhecimento acerca dos métodos contraceptivos, mas ignoram como utilizá-los corretamente. Assim, acabam usando o anticoncepcional de forma errada, o que torna sua eficácia reduzida.
Há regiões em que o acesso a esses métodos é precário.Essas adolescentes também têm baixa perspectiva em relação à escolaridade e à futura inserção no mercado de trabalho. Com isso, o papel social que lhes sobra é o de mãe.
Quando essas meninas entram em idade fértil, conversamos com elas sobre sexo e as levamos ao ginecologista, que passa a acompanhá-las e orientá-las na escolha do melhor método anticoncepcional, a que certamente terão acesso.
espero ter ajudado