A partir da análise da imagem e da situação econômica e social do Brasil, após o movimento de independência, em 1822, assinale a alternativa correta. Escolha uma: a. O país passou da dependência econômica em relação a Portugal à dependência em relação aos EUA e sofreu profundas mudanças na estrutura social com o fim da escravidão. b. O país manteve a dependência econômica em relação a Portugal, adquirindo liberdade política e social. c. O país passou da dependência econômica em relação a Portugal à dependência em relação à Inglaterra, não alterando sua estrutura social e mantendo a escravidão. d. O país passou da dependência econômica em relação a Portugal à dependência em relação à França, alterando sua estrutura social. e. O país manteve a dependência econômica em relação a Portugal e não modificou sua estrutura social colonial.
ME AJUDEM
Soluções para a tarefa
Resposta:
Isso era muito importante, porque, até então, os portos brasileiros estavam abertos apenas para embarcações portuguesas. A abertura desses gerou a possibilidade um leque de oportunidades econômicas que beneficiaria consideravelmente os comerciantes instalados em cidades, como o Rio de Janeiro, à época capital do Brasil.
Por meio de d. João VI, também foram tomadas medidas que permitiram a construção de universidades, teatros, bibliotecas etc. Artistas e intelectuais estrangeiros vieram para o país, e a circulação de conhecimento nele aumentou consideravelmente. Apesar disso, a situação era razoavelmente estável, com exceção de Pernambuco, que sediou a Revolução Pernambucana de 1817.
Nas relações internacionais, o Brasil posicionou-se como uma nação expansionista, uma vez que d. João VI iniciou conflitos pelo controle da Guiana Francesa e da Cisplatina (atual Uruguai). As mudanças no país eram inúmeras, mas os ventos do separatismo só foram soprar-se nele a partir de 1820.
Explicação:
e. O país manteve a dependência econômica em relação a Portugal e não modificou sua estrutura social colonial.