A participação e a autonomia são processos que se inserem na ampla moldura da federação, envolvidos pelas garantias e pela certeza do ordenamento constitucional superior – a constituição federal, cimento de todo o sistema federativo. Tanto a participação como a autonomia existem em função das regras constitucionais supremas, que permitem ver na federação, como viu tocqueville no século xix, duas sociedades distintas, "encaixadas uma na outra", a saber: o estado federal e os estados federados harmonicamente superpostos e conexos. Bonavides, p. Ciência política. 15. Ed. São paulo: malheiros, 2008. Com base no excerto de texto e em seus conhecimentos, a organização por meio de vários centros de poder político autônomos é conhecida como:
Soluções para a tarefa
A fim de compreender a estrutura do Estado Brasileiro, é essencial entender as diferentes formas de estado, contempladas no seu exercício. Identificamos a alternativa correta como a número 4) Estado Federativo.
Estado Unitário e Estado Federativo
O Estado Unitário é caracterizado pela centralização do poder numa única autoridade. Ou seja, apesar de possuir partições a ele vinculadas, o direito de autonomia é de seu uso exclusivo.
O Brasil adotou o sistema de Estado Unitário durante a época do Império.
O Estado Federativo é caracterizado pela divisão do poder em pequenas unidades, responsáveis pela atuação de uma determinada liberdade, identificadas como:
- Legislativa
- Administrativa
- Organizacional
- Política
Segue em seguida as alternativas da questão.
Alternativa 1) Estado novo.
Alternativa 2) Estado laico.
Alternativa 3) Estado unitário.
Alternativa 4) Estado federativo.
Alternativa 5) Estado democrático.
Entenda mais sobre hierarquização de normas entre entes federativos aqui: https://brainly.com.br/tarefa/52748576
#SPJ4
Resposta:
Estado Federativo
Pagina 46 do livro
Explicação: