A parte torácica da aorta é a continuação do arco da aorta. Possui cerca de 20 centímetros de comprimento. Começa no disco intervertebral entre a 4ª e a 5ª vértebras torácicas e termina em uma abertura no diafragma (hiato da aorta), paralela ao disco intervertebral, entre a 12ª vértebra torácica e a 1ª vértebra lombar. Enquanto desce, aproxima-se do plano mediano e desloca o esôfago para a direita. O plexo aórtico torácico, uma rede nervosa autônoma, a circunda. Este vaso grande provê ramos aos órgãos e aos músculos da região torácica
Soluções para a tarefa
Com base nas informações contidas no texto, podemos afirmar que os vasos sanguíneos da parte torácica da aorta responsáveis pela nutrição do parênquima pulmonar são os ramos bronquiais.
Para determinar a alternativa D como correta, precisamos aprender mais sobre aorta.
Aorta
Como mencionado no enunciado da questão, esta é a principal e maior artéria do nosso corpo. Esse vaso sanguíneo se inicia do ventrículo esquerdo do coração e ramifica-se em várias outras artérias, passando por trás do coração.
A principal função dela é garantir que o sangue rico em oxigênio saia pelo coração e seja levado ao restante do nosso corpo. A medida que desce vai se ramificando, nutrindo diferentes partes do nosso corpo, até terminar em pequenas redes periféricas.
Quanto ao trajeto, pode ser dividida em:
- Aorta ascendente: trajeto inicial, de subida do arco, de aproximadamente 5 cm e ramifica-se em duas artérias: a artéria coronária direita e a artéria coronária esquerda, ambas responsáveis pela irrigação do próprio músculo cardíaco.
- Arco aórtico: está localizado logo após a parte ascendente da aorta, essa porção é a responsável por fazer a curva e "jogar" a aorta para trás do coração. Este apresenta três ramificações: tronco braquiocefálico, artéria carótida e a artéria subclávia esquerda.
- Aorta descendente: é divida em torácica e abdominal. Parte mais longa desta artéria, parte da região toráxica, atravessa diafragma, desce pelo abdômen até se separa em duas porções ilíacas. Desta porção partem as ramificações que garantem a irrigação de estruturas presentes na região torácica, diafragmática e abdominal.
Enfermidades da Aorta:
- Aneurisma: dilatações da aorta que evoluem cronicamente, podendo se romper, levando paciente ao óbito.
- Dissecção: rompimento da camada íntima da aorta, criando fluxo falso, isso aumenta pressão nas paredes (agora mais finas) culminando em rompimento total.
Complemento da questão:
Este vaso grande provê ramos aos órgãos e aos músculos da região torácica. Com base nas informações contidas no texto, relacionados aos vasos de sangue da parte torácica da aorta responsáveis pela nutrição do parênquima pulmonar são:
Respostas:
a. As artérias pulmonares.
b. Os ramos esofágicos.
c. As artérias frênicas superiores.
d. Os ramos bronquiais.
e. Os ramos intercostais posteriores.
Aprenda mais sobre aorta aqui: https://brainly.com.br/tarefa/27338993
#SPJ4
Resposta: Os ramos bronquiais.
Explicação: