A parte mais importante
A mãe chegou para o filho e perguntou:
– Qual é a parte mais importante do corpo?
O garoto pensou, pensou… ouviu os sons que estavam ao redor: pássaros, gente conversando, barulho de carro, e respondeu:
– São os ouvidos.
– Não – respondeu a mãe. [...]
O garoto fez outras tentativas e, para todas elas, a resposta era a mesma: “Não é a resposta correta.” [...]
– Sabe qual é a parte mais importante do corpo, meu filho? É o ombro.
O garoto olhou confuso para a mãe e quis saber:
– Por que sustenta a cabeça?
– Não – respondeu ela. – [...] Em algum momento da vida, todos precisam de um ombro amigo para se apoiar. [...]
Disponível em: . Acesso em: 6 maio 2022. Fragmento.
Nesse texto, a linguagem é predominantemente
científica.
informal.
padrão.
regional.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C) padrão
texto padrão é uma unidade textual suficientemente longa para conter uma comunicação completa, ou seja, é uma unidade textual que apresenta uma ideia central, a qual se unem ideias secundárias que possuem entre si uma relação de sentido e uma organização lógica.
Retomada essa noção, vamos agora destrinchar os aspectos que envolvem a constituição do parágrafo-padrão.
Esse tipo de parágrafo é organizado de forma a apresentar três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução é composta por uma ideia-núcleo apresentada em um ou dois períodos; o desenvolvimento trata-se da explicação dessa ideia-núcleo; e, por fim, a conclusão, que aparece raramente, é composta por um breve fechamento da ideia central do parágrafo.
Observe um exemplo desse tipo de parágrafo:
“Viver é mesmo uma ginástica. O coração se contorce para bombear o sangue que, por sua vez, corre o corpo inteiro. A respiração estica e encolhe os pulmões. O aparelho digestivo se dobra e desdobra com o alimento. Tudo na vida animal é movimento – músculos que se contraem, músculos que se estendem. Graças a cerca de 650 músculos o homem pode, além de viver, ficar em pé, andar, dançar, falar, piscar os olhos, cair na gargalhada, prorromper em lágrimas, expressar no rosto suas emoções, escrever e ler este texto. Portanto, o desempenho da musculatura é muito mais forte que mera força
É possível notar que o parágrafo inicia-se com uma ideia-núcleo, ou tópico frasal, do tipo definição: Viver é mesmo uma ginástica.
Em seguida, há um desenvolvimento explicativo dessa definição primária, que compara os movimentos dos órgãos humanos com os movimentos realizados durante a prática de uma modalidade esportiva: O coração se contorce para bombear o sangue que, por sua vez, corre o corpo inteiro. A respiração estica e encolhe os pulmões. O aparelho digestivo se dobra e desdobra com o alimento. Tudo na vida animal é movimento – músculos que se contraem, músculos que se estendem. Graças a cerca de 650 músculos o homem pode, além de viver, ficar em pé, andar, dançar, falar, piscar os olhos, cair na gargalhada, prorromper em lágrimas, expressar no rosto suas emoções, escrever e ler este texto.
A linguagem predominante neste texto é a:
C. padrão.
Identificando a linguagem por dentro do texto
A linguagem padrão é a responsável pelo entendimento total deste texto em formato de uma narrativa e um diálogo entre dois personagens. Isto acontece somente porque não existem gírias ou a linguagem coloquial, mesmo sendo uma conversa entre mãe e filho.
A língua padrão deste texto está dada assim pois todos as formas verbais, além da coerência e coesão estarem de acordo com a normas da Língua Portuguesa.
Mesmo em um momento informal, tanto os personagens da mãe quanto do filho estão falando o português correto.
Veja mais sobre a língua padrão em https://brainly.com.br/tarefa/51894896
#SPJ2