A parte do patrimônio que efetivamente sobra para seu proprietário é considerada como a riqueza líquida da empresa, também conhecida como situação líquida, medida de riqueza da empresa ou, ainda, Patrimônio Líquido. Para avaliar a situação patrimonial de uma entidade é necessário observar a situação líquida da empresa, ou seja, o saldo de seu Patrimônio Líquido.
MARION, José Carlos. Contabilidade básica. 12. ed. – São Paulo: Atlas, 2018. (Adaptado).
Considerando o exposto acima, avalie as assertivas abaixo e a relação proposta entre elas.
I. O Patrimônio Líquido representa o valor residual entre Ativo e Passivo, ou seja, é a diferença entre o total do Ativo e o total do Passivo.
PORQUE
II. O Patrimônio Líquido compreende uma obrigação não exigível, de modo que a empresa não tem prazo para devolver aos sócios o capital investido.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Soluções para a tarefa
Resposta:
A opção correta sobre a relação entra ativo, passivo e patrimônio líquido é a: Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Explicação:
Dessa forma, a soma da relação entre passivo e patrimônio líquido deve ser igual ao total do ativo.
Os ativos de uma empresa representa seus bens e direitos, nesse sentido, são as aplicações dos recursos que podem ser captados de terceiros ou próprios.
Os passivos correspondem as obrigações presentes decorrentes de eventos passados, de modo que a quitação ocorrerá por provável saída de recursos, trata-se de uma origem de recursos de terceiros.
O patrimônio líquido corresponde ao capital próprio da empresa, nele tem-se os capital social, reservas e outras contas.
Espero tê-lo ajudado