"A parada cardiorrespiratória (PCR) é a cessação da atividade mecânica do coração determinada pela ausência de pulso central palpável, ausência de respiração ou respiração anormal e não responsividade do paciente, com grave repercussão no Sistema Nervoso Central." CARR, A.M.G., Fisioterapia na Saúde do Neonato. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. Em relação à parada cardiorrespiratória (PCR), analise as afirmativas a seguir e assinale V para Verdadeiro ou F para Falso: ( ) Na criança recém-nascida, a PCR pode estar associada à má formação cardíaca, distúrbios ou imaturidade do sistema nervoso central, choque ou sepse. ( ) A criança que não apresenta os sinais vitais dentro dos padrões de normalidade para a idade e, ainda está em adaptação à vida extrauterina pode haver um desgaste tecidual e um desarranjo na compensação. ( ) A parada cardiorrespiratória ocorre principalmente por asfixia, sendo a ventilação o foco da reanimação neonatal, ou seja, as ventilações por meio do ressuscitador manual devem ocorrer o mais rápido possível, ao menor sinal de falência respiratória. ( ) O oxigênio suplementar é necessário (até 30%), se a criança possui frequência cardíaca abaixo de 150 batimentos, para que as funções vitais retornem à normalidade, atingindo a saturação de oxigênio adequada para a idade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: Escolha uma:
a. V – F – F – V. b. V – V – V – F. Correto
Questão 2 "Para haver o correto funcionamento de uma UTI, o Ministério da Saúde juntamente com a ANVISA decretou uma Portaria que define as regras e normas para funcionamento de uma unidade de terapia intensiva neonatal com os objetivos de promover a assistência integral ao recém-nascido, com atuação multiprofissional e humanizada à criança e aos pais nos cuidados com o recém-nascido." CARR, A.M.G., Fisioterapia na Saúde do Neonato. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir: I. A UTI Neonatal é composta de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal (UCIN), que por sua vez é dividido em Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru. II. A internação na UTI Neonatal é indicada para recém-nascidos menores de 35 semanas de idade gestacional ou com peso menor a 1500 gramas, ou qualquer idade gestacional, desde que necessite de um suporte de oxigenação maior que 30% devido à insuficiência respiratória. III. Recém-nascidos que necessitam de cirurgia de grande porte ou pós-operatório imediato de médio ou pequeno porte ou também necessidade de cuidados especializados como cateteres para infusão de drogas e transfusão de hemoderivados devem ficar na UTI Neonatal. IV. Nas UTIs Neonatais, além de materiais e equipamentos para reanimação cardiorrespiratória e ventiladores pulmonares mecânicos, também deve ter mobiliário adequado para descanso dos pais e poltronas para mãe-canguru. É correto o que se afirma em: Escolha uma:
d. I, III e IV, apenas. Correto
Questão 3 Como forma de avaliação e monitoração da instabilidade da criança, além dos sinais vitais, pode-se observar se há dor, pois é um importante marcador de conforto. Se ela ocorrer, a criança pode alterar a frequência cardíaca, aumentar a frequência respiratória ou fizer apneia, podendo levar à anóxia e afetar o desenvolvimento do sistema nervoso central. Esta instabilidade pode levar a duas situações como o choque e a parada cardiorrespiratória (PCR). Em relação ao contexto, complete as lacunas da sentença a seguir: O choque ocorre quando o transporte de oxigênio é inadequado para suprir as necessidades metabólicas dos tecidos, ocorrendo por hipovolemia, disfunção miocárdica e alteração do conteúdo arterial de oxigênio, resultando em aumento do consumo de oxigênio. Pode ser do tipo ____________ (quando o coração sofre um dano como, por exemplo, uma má formação congênita), ____________ (quando ocorre perda de fluidos por hemorragia ou trauma) ou ____________ (disfunção múltipla de órgãos e sistemas, sepse, que é a infecção generalizada). Esta situação leva o RN a apresentar sinais como aumento da frequência cardíaca ou arritmia, diminuição da pressão arterial, palidez, pouca responsividade à manipulação, cianose. Para compensar o choque, a criança pequena aumenta a frequência cardíaca, mas, por possuir pouca massa muscular cardíaca, pode haver falência com posterior parada cardiorrespiratória (PCR). Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas: Escolha uma:
b. cardiogênico/ hipovolêmico/ distributivo. Correto
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
Resposta:
Explicação:
d.
V – V – V – F
iromarpinheiro:
correto
Respondido por
26
Resposta:
1) V – V – V – F.
2) I, III e IV, apenas.
3) cardiogênico/ hipovolêmico/ distributivo.
todas já corrigidas pelo AVA
Explicação:
Perguntas interessantes