A. Para identificar o grau de poluição deste rio, o mais adequado é fazer uma análise qualitativa ou quantitativa?
B. Numa análise química, é necessário delimitar toda a sequência analítica, que vai desde a definição do problema até a ação a ser aplicada. Dentre as etapas (Preparação da amostra, Amostragem [coleta], Análise convencional ou instrumental, Tratamento dos dados, Escolha da técnica a ser aplicada) qual consome o maior tempo na análise? Justifique.
C. É de suma importância controlar o pH no tratamento de aguas e efluentes. De posse de uma única amostra você analisou a condutividade elétrica e verificou a concentração de íons H+ como sendo de 10-8 mols/L. Qual o pH e caráter desta amostra?
D. O nitrogênio é um elemento indispensável para o crescimento de algas, podendo, em certas condições, conduzir ao fenômeno de eutrofização de lagos e represas, causando odor desagradável. Na forma de nitrato (NO3-) a concentração máxima permitida pela legislação brasileira em rios é de 10 mg/L (ou por g de H2O). Na amostra analisada do rio, você identificou uma concentração de nitrato de 55mg/L, portanto, acima do aceitável. Como você descreveria no seu relatório este valor em ppm (partes por milhão)?
E. O nitrogênio e o fósforo são nutrientes com baixa biodegradabilidade, por isso, é mais difícil ter resultados satisfatórios no tratamento por meio de processos tradicionais ou clássicos. Sabendo disso, como analista, você analisaria a concentração destes íons com um processo de Volumetria ou Cromatografia? Explique.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
Blog do Professor Carlão
Explicação:
LISTA RESOLVIDA DE QUÍMICA ANALÍTICA
blogdoprofessorcarlao com br
Perguntas interessantes
Ed. Física,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Química,
1 ano atrás