a pandemia mostrou um lado positivo ou negativo quanto à estrutura econômica mundial? Explique.
Soluções para a tarefa
negativo
Explicação:
a pandemia paralisou a economia e afeta cadeias globais de suprimentos, fecha fronteiras, derruba bolsas, cancela eventos no mundo todo e coloca países em recessão.
Para vários economistas e observadores, a economia global já entrou em recessão, devendo ser acompanhada por uma disparada do desemprego e sofrer anos até se recuperar das perdas e impactos da pandemia.
Na China, embora parte das atividades estejam sendo retomadas, o coronavírus fechou fábricas e deixou regiões inteiras do país isoladas, com muitos cidadãos trancados em suas casas, o que reduziu drasticamente o consumo e a produção industrial. O PIB chinês caiu 6,8% no 1º trimestre, na primeira contração desde 1992, quando dados trimestrais oficiais do PIB começaram a ser publicados no país.
Viagens, negócio e eventos também foram cancelados no mundo todo, incluindo a Olimpíada de Tóquio, que seria realizada entre 24 de julho e 9 de agosto próximos, foi adiada para 2021.
A pandemia de coronavírus vai levar a economia mundial a registrar em 2020 o pior desempenho desde a Grande Depressão de 1929, segundo relatório divulgado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). O órgão passou a estimar que o Produto Interno Bruto (PIB) global deve recuar 3%. neste ano.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, ou clube dos países ricos), stima que cada mês de confinamento irá tirar 2 pontos do PIB nas grandes economias. Já a Organização Mundial do Comércio (OMC) prevê que comércio global recuará em até 32% neste ano.
A crise deve ser mais severa nas economias desenvolvidas. A projeção do FMI é a de que os país mais ricos tenham uma retração na atividade de 6,1%, enquanto a atividade dos países emergentes e das economia em desenvolvimento deve recuar 1%. Para os EUA, a estimativa é de uma retração de 5,9%. Já para a China a previsão é de uma alta de 1,2%, após um crescimento de 6,1% em 2019.