Português, perguntado por ianxavier678, 10 meses atrás

A pandemia e seus impactos na sociedade brasileira”
Redação de 15 linhas
Urgente

Soluções para a tarefa

Respondido por bela438966
13

Explicação:

Os efeitos da pandemia do novo coronavírus extrapolam a área da saúde. Eles permeiam a sociedade como um todo, que vive e ainda vai passar por mais mudanças provocadas pela Covid-19. Isolamento social, distanciamento, ações de saúde pública, medidas econômicas, desemprego, um grande número de mortes. No entanto, ainda não é possível afirmar se as mudanças imediatas, verificadas até o momento, serão encaradas como transformações de comunidades ou da sociedade como um todo. Os impactos históricos e sociais provocados pela pandemia da Covid-19 ainda estão sendo "construídos" e analisados.

Isto porque, além da própria situação do novo coronavírus estar em andamento, existem exemplos na História, relacionados a outras pandemias, mostrando que nem sempre houve profundos impactos históricos e sociais provocados por uma pandemia. A gripe espanhola, registrada entre 1918 e 1919 e que atingiu todos os continentes, deixou entre 50 milhões e 100 milhões de mortos, segundo estimativas. Por estas características, ela tem aparecido como comparação com a pandemia do novo coronavírus.

Para Daniel Medeiros, professor de História do Colégio Positivo, de Curitiba (PR), e doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), a pandemia de gripe espanhola, ao mesmo tempo, funciona e não funciona como exemplo de cenários similares ao novo coronavírus.

"É um exemplo por ser uma pandemia causada por um vírus que afetava o sistema respiratório. Por ter iniciado fora e atingido o país depois. Também é parecida porque, no princípio, as autoridades não deram a menor pelota e só depois, com o caos instalado, resolveram tomar alguma atitude. Agora, é diferente, porque a rede de saúde era precaríssima, não havia SUS e nem mesmo Ministério da Saúde. Da mesma forma não havia um órgão internacional, como a OMS, para coordenar as ações globais. O mundo estava saindo de uma guerra e havia uma desorganização brutal na Europa. Na Ásia, boa parte dos países eram colônias e eles foram intensamente afetados porque nenhuma medida pública foi tomada. Tanto é que a maior parte dos mortos é de lá e é exatamente por isso que não se sabe exatamente quantos foram, calculando-se entre 50 e 100 milhões de mortos. Outra diferença é que a gripe espanhola acabou vitimando o presidente eleito, Rodrigues Alves, que faleceu em janeiro de 1919, enquanto o nosso continua gozando de boa saúde e tripudiando sobre as vítimas", afirma.

.

espero ter ajudado: )

Perguntas interessantes