Geografia, perguntado por pamela086, 8 meses atrás

A pandemia da Covid-19 transformou as relações territoriais da escala local até a global. Explique e exemplifique como uma das transformações mundiais impactaram no cotidiano​

Soluções para a tarefa

Respondido por joao009009
2

Os fatores e as condições que contribuem para emergência e disseminação de uma doença são complexos e multidimensionais. Para entendimento introdutório e não reducionista, o surto é quando uma doença inesperada, acontece com frequência mais alta do que o normal, em um determinado momento e na escala local. A epidemia é quando uma doença infecciosa ocorre em várias localidades, cidades e/ou regiões do mesmo país, a depender do número de casos e a população exposta. A pandemia acontece quando uma doença causada por novos patógenos ou vírus (epidemia) transcende as fronteiras do país, e contamina pessoas em outros países e continentes que ainda não são imunes a essa.

A propagação de doenças em escala global é favorecida com a circulação de pessoas ou objetos infectados; por isso, muitas fronteiras terrestres e aéreas podem ser restringidas e até fechadas em vários países, especialmente em situações de pandemia, incluindo ainda, a redução e até a suspensão de viagens dentro dos países, cujos deslocamentos seriam pelas vias rodoviárias, férrea, fluvial e marítima.

A nova cepa de coronavírus, classificada como SARS-COV-2 pelo Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus (ICTV), cuja doença provoca infecção das vias respiratórias em seres humanos, foi denominada pela Organização Mundial da Saúde (WHO/OMS) como COVID-19. O surto da doença foi relatado pelas autoridades de saúde da cidade de Wuhan, província de Hubei, na China, em dezembro de 2019. A OMS declarou a COVID-19 como Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional em 30 de janeiro de 2020 (CHAVES; BELLEI, 2020) e pandemia em 11 de março de 2020.

A emergência e propagação geográfica desse vírus zoonótico teve como epicentro Wuhan, maior cidade da China Central, com contingente populacional de, aproximadamente, 11 milhões de habitantes, importante centro de indústria, comércio e transporte. Diariamente voam cerca de 30 mil passageiros de Wuhan para destinos ao redor do mundo, sendo que, em 2018, mais de 24,5 milhões de passageiros passaram pelo seu aeroporto (CHAVES; BELLEI, 2020).


anajuliafig: você não respondeu a pergunta
joao009009: respondi sim so vc prestar mais atençao que que eu
joao009009: envie outra resposta
joao009009: em
joao009009: pronto arrumei
joao009009: oi
Perguntas interessantes