A pandemia, causada pelo novo Coronavírus de 2019 (COVID-19), propiciou avanços em várias áreas em um curto período de tempo, como a aplicação da telemedicina na saúde e no bem-estar da população, permitindo por exemplo, consultas remotas, diminuindo assim, inseguranças e receios de pacientes e profissionais durante a pandemia em relação à contaminação e à infecção. A literatura tem apontado, que o avanço do segmento da telemedicina no país já apresentava evolução e crescimento, fato que pode ser sustentado pela ampliação do acesso a tecnologias por parte da população, que foi impulsionada com o processo de aceitação das práticas de atendimento remoto, fato constatado pela regulamentação jurídico-legal. LIMA, I. S. ; OLIVEIRA, E. C. ; CARRARO, N. C. ; ENTELMANN, F. A. Avanço da telemedicina no Brasil no período de pandemia da COVID-19: uma revisão sistemática da literatura. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v. 5, n. 3, p. 10505-10525, 2022. DOI:10. 34119/bjhrv5n3-214. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações abaixo: I. A telemedicina é definida como todo esforço organizado e eficiente do exercício médico à distância que tenha como objetivos a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de indivíduos isoladamente ou em grupo, desde que baseados em dados, documentos ou outro qualquer tipo de informação confiável, sempre transmitida através dos recursos da telecomunicação. II. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a telemedicina é uma oferta de serviços ligados a cuidados com a saúde, em casos em que a distância se torna um fator crítico, com o objetivo de melhorar a saúde das pessoas e comunidades. III. A telemedicina dispõe-se do uso de tecnologias de informação e comunicação por profissionais da área com vistas à prevenção, tratamento e/ou diagnóstico de doenças. É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Podemos considerar que diante da pandemia o serviço de telemedicina ganhou espaço e foi essencial para efetivar promoção da saúde, embora à distância, foi e é possível diagnosticar, prevenir, tratar aqueles que estão incapazes de se apresentarem no ambulatório ou que não foram até os hospitais para evitar sobrecarga do serviço.
Portanto, as asserções I, II e III apresentam proposições verdadeiras.
Caracterizando os serviço de telemedicina
Sabemos que durante a pandemia muitos serviços ganharam destaque, principalmente aqueles voltados para o ramo da medicina, da enfermagem e da fisioterapia.
O recurso da telemedicina é muito utilizado pelos profissionais da saúde para atender aqueles pacientes que não são capazes de comparecer até um ambulatório, mas que precisam de um atendimento assistencial profissional, seja para diagnosticar, tratar ou apenas promover à saúde.
Entenda mais sobre o SUS aqui:
brainly.com.br/tarefa/3674587
#SPJ4
Resposta:
A telemedicina é exercício da profissão de saúde à distância realizando diagnóstico, prevenção, tratamento de indivíduos incapazes de se apresentarem em ambulatório.
As alternativas I, II e III estão corretas.
Explicação:
- França (2000) conceitua telemedicina como todo esforço organizado e eficiente do exercício médico a distância que tenha como objetivos a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de indivíduos isoladamente ou em grupo, desde que baseados em dados, documentos ou outro qualquer tipo de informação confiável, sempre transmitida através dos recursos de telecomunicação.
Fonte : Avanço da telemedicina no Brasil no período de pandemia da Covid 19
- A discussão em torno do uso dos avanços tecnológicos para a intermediação da prestação de serviços na área da saúde é antiga. A Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1977, definiu que a “Telemedicina é a oferta de serviços ligados aos cuidados com a saúde, nos casos em que a distância ou o tempo é um fator crítico. Tais serviços são providos por profissionais da área de saúde, usando tecnologias de informação e de comunicação (TIC) para o intercâmbio de informações” (OMS, 19771).
Fonte: saúde e a telemedicina
- Art. 2º As ações de Telemedicina de interação à distância podem contemplar o atendimento pré-clínico, de suporte assistencial, de consulta, monitoramento e diagnóstico, por meio de tecnologia da informação e comunicação, no âmbito do SUS, bem como na saúde suplementar e privada. Parágrafo único.
Fonte: brazilianjournals