A palavra "Vigilância" ganhou sentido no contexto da saúde pública, no final de século XIX, favorecida pelo desenvolvimento da microbiologia e estudos referentes à transmissão das doenças infecciosas. O Ministério da Saúde, através da Secretaria de Vigilância em Saúde, objetiva coordenar programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis em nível nacional. Como exemplo, cita-se: doenças virais, doenças imunopreveníveis, leishmaniose, hanseníase, tuberculose e Programa Nacional de Imunizações (PNI). Diante dessa afirmativa, disserte sobre a vigilância em saúde.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
A vigilância, com foco na área da saúde, relaciona-se às práticas voltadas à atenção e promoção da saúde, bem como prevenção de doenças.
Em virtude da amplitude do conceito de saúde, que não se restringe tão somente à ideia de ausência de doença, a vigilância em saúde caracteriza-se, consequentemente, como transdisciplinar, comportando, assim, especializações que se complementam, quais sejam: vigilância epidemiológica, vigilância ambiental, vigilância sanitária, vigilância em saúde do trabalhador.
A partir dessa ideia, você pode continuar o texto, por exemplo, tratando das especializações.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Perguntas interessantes
Geografia,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
História,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás