Administração, perguntado por kahm19, 6 meses atrás

A palavra stakeholders (“partes interessadas”, numa tradução livre do inglês para o português), é uma palavra bastante empregada na literatura de ciências administrativas. Ela é utilizada para designar os indivíduos ou os grupos que têm interesse direto no que se refere às decisões, ao funcionamento e ao rumo dado a uma organização, seja esta uma organização privada (em que os stakeholders são os seus proprietários ou sócios), seja uma organização pública (em que os stakeholders são os cidadãos). No que se refere ao impacto dos stakeholders nas diretrizes de um sistema de governança pública, assinale a resposta correta.


A.
A participação dos cidadãos na gestão pública é imprescindível para que as decisões de interesse público possam ser revestidas de legalidade.


B.
No que se refere à participação dos cidadãos na gestão pública, o gestor responsável pelo sistema de governança de uma organização pública deve privilegiar, na governança, os cidadãos que se manifestam expressamente como stakeholders em canais de ouvidoria. ​​​​​​​


C.
No que se refere aos procedimentos de monitoramento e de avaliação de uma gestão pública, os interesses e as expectativas dos stakeholders devem ser sempre levados em consideração pelo gestor público.


D.
Nos processos de participação política de um sistema de governança, é dever do cidadão contribuir com o Poder Público por meio de sugestões para a modernização dos serviços públicos.


E.
Para participar ativamente dos processos políticos de um sistema de governança pública, os cidadãos devem implementar mecanismos de fiscalização do desempenho das organizações públicas.

Soluções para a tarefa

Respondido por deizeddd
9

Resposta:

Letra C

Explicação:

A participação política dos cidadãos é imprescindível para que um sistema de governança possa ser constantemente aprimorado pela Administração Pública. No entanto, não deve haver discriminação dentre eles por parte dos gestores públicos. Os cidadãos devem receber tratamento igualitário do poder público, sejam eles mais ou menos participativos e quer façam uso ou não de canais de ouvidoria para exercer sua participação. Além disso, ainda que a legitimidade de uma decisão de interesse público seja reforçada mediante a participação dos cidadãos nos processos decisórios da gestão pública, não depende dessa participação o caráter legal delas. Iniciativas voltadas para a modernização de serviços públicos, ademais, constituem uma responsabilidade exclusiva do gestor público e das autoridades públicas, assim como a implementação de mecanismos de fiscalização do desempenho das organizações públicas. Já no que se refere aos procedimentos de monitoramento e de avaliação de uma gestão pública, há de se ressaltar que os interesses e as expectativas dos cidadãos (stakeholders) sempre devem ser levados em consideração pelo gestor público, ao qual compete pautar o planejamento da gestão com base em informações fundadas nesses interesses e expectativas.

Respondido por ronanhenrique34
0

Resposta:Sua resposta está correta.

A resposta correta é:

Alavancar as organizações públicas em seu posicionamento no mercado de forma transparente e responsável

Explicação:A Gestão Pública Estratégica e a Governança no Serviço Público se constituem na atualidade numa prática de suma importância pois contempla o novo papel da organização pública. Além de ser uma opção estratégica contribui para:

a.

Alavancar as organizações privadas em seu posicionamento no mercado de forma transparente e responsável

b.

Alavancar as organizações públicas em seu posicionamento no mercado de forma oculta e irresponsável

c.

Alavancar as organizações públicas em seu posicionamento no mercado de forma transparente e responsável

d.

Alavancar as organizações privadas em seu posicionamento no mercado de forma oculta e irresponsável

e.

Alavancar as organizações mistas e de capital aberto em seu posicionamento no mercado de forma transparente e responsáve

Perguntas interessantes