Sociologia, perguntado por vannyrocha220, 7 meses atrás

A PALAVRA SOCIOLOGIA
A palavra sociologia foi criada pelo pensador francês Augusto Comte em 1839 em seu curso de filosofia positiva. A palavra sociologia é híbrida, isto é, ela é formada por duas línguas diferentes: Sócio do latim significa social ou sociedade, logia do grego significa estudo, formando assim, o “estudo do social” ou “estudo da sociedade”.
OBJETIVO, OBJETO, CAMPO DE ESTUDO E IMPORTÂNCIA.
O objetivo da sociologia é aumentar ao máximo o conhecimento do homem e da sociedade através da investigação científica. O objeto de estudo da sociologia é os fenômenos sociais, isto é, tudo aquilo que se refere às relações entre as pessoas, suas questões nos seus grupos sociais ou entre os grupos dinamizando a sociedade como um todo. O campo de estudo da sociologia é a sociedade como um todo, envolvendo todas as suas particularidades, sejam em características políticas, econômicas, sociais, culturais, históricas, etc.
HISTÓRIA DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO
A busca de compreensão e explicação da sociedade já existia desde a Antiguidade, passando pelo Período Medieval e Idade Moderna, mas este pensamento não tinha uma base sociológica, pois os filósofos dessa época acreditavam que Deus e a natureza controlavam a sociedade, teorizavam modelos de sociedades ideais requisitando às pessoas que seguissem esses modelos, por isso, durante todos esses períodos o pensamento sobre o social estava influenciado por um caráter normativo (estabelecer regras para vida social) e finalista (objetivo de uma organização social ideal), impedindo um entendimento científico da realidade social. Outro fator que contribuiu para a inexistência da sociologia foi o fato de que as sociedades pré-capitalistas eram relativamente estáveis, o ritmo e o nível das mudanças eram razoavelmente lentos, não se percebendo a sociedade enquanto um “problema” merecedor de análises e investigação minuciosa (científica).
FATORES HISTÓRICOS
Os fatores ou transformações históricas que contribuíram para a consolidação do capitalismo e o surgimento da sociologia estão relacionados ao contexto geral da transição do feudalismo para o capitalismo, onde podemos destacar: Os fatores históricos que vinham ocorrendo desde o século XVI como: Reforma Protestante (mudança religiosa), Formação dos Estados Nacionais e o Absolutismo (mudança política e territorial), Grandes navegações (mudança geográfica), Humanismo/Renascimento (mudança cultural), Revolução científica (mudança na ciência), Iluminismo (mudança ideológica). As transformações socioeconômicas do século XVIII provocadas pela dupla revolução: Revolução Francesa representou a mudança política-jurídica na história das sociedades ocidental, baseado nos ideais iluministas de liberdade, igualdade e fraternidade, a burguesia que já dominava o poder econômico reivindicava agora o poder político, o que aconteceu durante a revolução francesa. Assim adotaram novo regime político de representatividade política e sistemas econômicos favoráveis aos seus interesses. Revolução Industrial representou as transformações de mudança socioeconômicas, com o surgimento das máquinas, com maior divisão técnica do trabalho, com o aumento da produção, da urbanização, do êxodo rural; a sociedade torna-se mais complexa e dinâmica, agravando-se também as questões sociais como: crescimento acelerado do desemprego, miséria, alcoolismo, prostituição e etc.

1- Sabemos que a sociologia nasce em meio a uma mudança de estrutura de pensamento, deixando as explicações divinas de lado para dar lugar as explicações científicas. Levando em consideração estes aspectos, qual a importância do movimento iluminista (período de racionalização do homem), para o surgimento da sociologia? (mínimo 10 linhas)

25 pontos

Sua resposta

2- Explique com suas palavras a importância de se estudar Sociologia. (mínimo 10 linhas)

25 pontos

Sua resposta

3- Após a leitura do texto acima e as discussões realizadas nas aulas de sociologia, escreva sobre o que foi a Revolução Francesa e Revolução Industrial, destacando de que forma estas transformações contribuíram para o surgimento da Sociologia? (mínimo 10 linhas)

25 pontos

Sua resposta

4- Explique com suas palavras como ocorreu a transição do período medieval para a Idade Moderna? E por que a sociologia se difundiu enquanto ciência apenas na Modernidade? (mínimo 10 linhas)

25 pontos

Sua resposta


Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
4

Resposta:

Explicação:

1 R= Os ideais iluministas projetaram um novo cenário intelectual e político ideal, baseado na justificação jurídica e política dos poderes e na separação entre Estado e Igreja. A partir disso, as pessoas passaram a buscar, pouco a pouco, os seus direitos e a exigir do Estado a legalidade em suas ações.

Isso não só provocou a Revolução Francesa, como fez com que houvesse uma gradativa alteração na concepção de política, o que se expressou como fator marcante para o estabelecimento de uma ciência capaz de compreender essa nova forma de sociedade e de política, baseada na legalidade e nos direitos fundamentais.

2 R= Para justamente viver melhor em uma sociedade com tantas diferenças e respeitar a todos, a importância da sociologia está no seu objeto de estudo. Ela procura compreender as relações socias nas suas mais diversas formas, inclusive os conflitos e problemas. Por isso ela é um saber que contribui muito para a busca das causas e soluções mais viaveis destas questões

3 R= A sociologia surgiu, na primeira metade do século XIX, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. As transformações econômicas, políticas e culturais suscitadas por esses acontecimentos criaram a impressão generalizada de que a Europa vivia o alvorecer de uma nova sociedade.

O papel decisivo da “dupla revolução” foi amplificado pelo debate intelectual da época. A discussão girava em torno do caráter exemplar desses eventos, com as opiniões divididas na avaliação de que se tratava ou não de desdobramentos irreversíveis da história. As divergências na atribuição de significado à “nova sociedade” consolidaram três correntes intelectuais e políticas: conservadores, liberais e radicais.

4 R= A Idade Moderna foi um período específico da História do Ocidente que se inicia no final da Idade Média em 1453 d.C. Embora os limites cronológicos sejam objeto de debate, a linha temporal deste período estende-se do final do século XV até à Idade das Revoluções no século XVIII; muitos historiadores assinalam o início desta idade na data de 29 de maio de 1453, quando ocorreu a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos, incluindo assim o Renascimento e a Era dos Descobrimentos (incluindo as viagens de Colombo que começaram em 1492 e a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama em 1498), e data de término com a Revolução Francesa no dia 14 de Julho de 1789.


Usuário anônimo: Ja respondi
vannyrocha220: vc pode fezar arte pra me , so sei a 1 so
Usuário anônimo: Ta bem, coloca nas perguntas, nem é tão dificil assim.
Usuário anônimo: Já criou a pergunta??
Perguntas interessantes