A palavra "sincretismo" vem do grego sygkretismós, que se define como "reunião das ilhas de Creta contra um adversário em comum", e foi traduzida para o francês syncrètisme, dando origem, posteriormente, à variante na língua portuguesa. Sobre o sincretismo, podemos afirmar que: I. O termo sincretismo é utilizado para nomear o encontro de diferentes doutrinas, convicções ou teorias para a construção de uma nova. II. O sincretismo se dá a partir do encontro entre grupos de diferentes culturas, os quais, na convivência, estabelecem formas de adaptação que acabam absorvendo as formas de agir e as crenças do outro grupo. III. Não podermos considerar que exista cultura pura em relação ao sincrético, nem a determinação de que uma cultura é mais importante ou pura que a outra.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
II. O sincretismo se dá a partir do encontro entre grupos de diferentes culturas, os quais, na convivência, estabelecem formas de adaptação que acabam absorvendo as formas de agir e as crenças do outro grupo.
Explicação:
O processo de sincretismo está intrinsecamente ligado às relações de comunicação entre grupos sociais heterogêneos, ou seja, com diferentes culturas, costumes e tradições. Quando ocorre o contato e se desenvolve um convívio entre estes grupos distintos, surgem "adaptações" nos vários aspectos culturais, fazendo com que um grupo "absorva" o sistema de crenças do outro.
Perguntas interessantes