A palavra servo vem de servus (latim), que significa “escravo”. No período medieval, esse termo adquiriu um novo sentido, passando a designar a categoria social dos homens não livres, ou seja, dependentes de um senhor. (...) A condição servil era marcada por um conjunto de direitos senhoriais ou, do ponto de vista dos servos, de obrigações servis.(Luiz Koshiba, História: origens, estruturas e processos)Assinale a alternativa que caracterize corretamente uma dessas obrigações servis. *
a Dízimo era um imposto pago por todos os servos para o senhor feudal custear as despesas de proteção do feudo.
b Mão morta era um tributo anual e per capita, que recaía apenas sobre o baixo clero, os vilões e os cavaleiros.
c Corveia foi um tributo aplicado apenas no período decadente do feudalismo e que recaía sobre os servos mais velhos.
d Banalidades eram o pagamento de taxas pelo uso das instalações pertencentes ao senhor feudal, como o moinho e o forno.
e Talha era a cobrança pelo uso da terra e dos equipamentos do feudo e não podia ser paga com mercadorias e sim com moeda.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa correta - letra D
Explicação:
A alternativa “a” encontra-se incorreta, pois o “dízimo” era um imposto pago para a Igreja Católica e não para o senhor feudal.
A Mão morta, além de constituir uma obrigação servil e não um imposto que recaía sobre o baixo clero, consistia no pagamento, em caso de morte do patriarca da família, de uma taxa referente a permanência do servo no feudo dessa mesma família.
A alternativa “c”, por sua vez, também encontra-se incorreta, pois a Corveia era uma obrigação servil de trabalhar determinados dias da semana nas reservas senhoriais, que eram as terras exclusivas do senhor feudal.
A alternativa “d”, portanto, está correta, dado que descreve de forma adequada a obrigação servil conhecida como Banalidade.
Ao considerar que a Talha consistia na obrigação servil de entregar parte da produção agrícola ao senhor feudal, é possível afirmar que a alternativa “e” está incorreta.
Dentre as obrigações servis cita-se as banalidades, que configuram o pagamento de taxas pela utilização de infraestruturas que pertenciam ao senhor feudal. Deste modo, está correta a alternativa d.
A servidão medieval era um relação de trabalho estabelecida entre o senhor feudal e o servo. Nela o vínculo do indivíduo é com a terra fornecida a ele pelo senhor, a fim de que cultive e pague tributos. Essa relação precedeu a formação das monarquias nacionais europeias.
A servidão medieval e a escravidão moderna se diferem porque a primeira é uma relação estabelecida com base na terra oferecida ao servo para que cultive e viva com sua família, enquanto a escravidão moderna é baseada na posse do trabalhador em si, mediante ameaças e punições.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/28644731