A palavra segurança é muito utilizada no meio técnico para dimensionamento das estruturas. Trata-se simplesmente de um dos principais objetivos de um projeto estrutural. Dentre muitas definições a que melhor se encaixa para a área de estruturas é quando se idealiza um projeto estrutural livre de perigos, incertezas, assegurado de danos e riscos eventuais ao usuário. Em um ensaio de cisalhamento de uma peça composta por um determinado material, obteve-se uma carga de ruptura igual a 80kN. Qual deve ser a carga utilizada no dimensionamento estrutural, sabendo que o coeficiente de segurança é igual a 4?
Soluções para a tarefa
cs=tu/tadm
tadm=80kn/4
tensão admissível= 20kn
Olá, amigo(a)!
O coeficiente de segurança, que também é conhecido como fator de segurança, tem a função de evitar que ocorram falhas no projeto a ser elaborado. Por isso, ele precisa ser bem calculado. Ele funciona como uma previsão da carga que certa estrutura pode suportar sem que haja acidentes ou danos.
Para calcular o coeficiente de segurança, usamos o seguinte raciocínio:
tensão aplicada = (tensão admissivel)/ (coeficiente de segurança)
A tensão a ser calculada como sendo a força sobre a área da seção em que ela é aplicada. A tensão admissível é aquela que pode ser suportada pelo sistema e varia de um material para outro. O coeficiente de segurança sempre será maior do que 1.
Vamos aos cálculos:
tensão aplicada = (tensão admissivel)/ (coeficiente de segurança)
Tensão aplicada = 80/4
Tensão aplicada = 20KN
Espero ter ajudado!
Boa sorte!