História, perguntado por ValdirFiho4288, 11 meses atrás

A palavra "renascimento" sugere que algo "nasceu de novo", concorda? Então, o que teria "nascido de novo" no início da Idade Moderna? Para responder essa questão, você precisa saber a diferença entre Antropocentrismo e Teocentrismo?​

Soluções para a tarefa

Respondido por phazevedo2011
1

Explicação:

O Renascimento foi um mega movimento que abrangeu desde arte,  à política, cultura etc. Foi a morte do período medieval e o início da idade moderna. Surgiu  no meio de Gênova, Veneza, Florença na Itália que vivia um apogeu no comércio com mediterrâneo e com uma burguesia fortalecida.

Houve 4 vertentes principais:

O racionalismo; foco na razão e ciência como solução para as questões e problemas do mundo.

O experimentalismo; esse se complementa com o racionalismo uma vez que tudo deveria ser experimentado e testado através da ciência.

Individualismo; o homem deveria buscar mais sobre si mesmo, satisfazer seus interesses e se aprimorar no mundo.

Antropocentrismo; antes do renascimento o mundo seguia o teocentrismo(que vem de teologia), onde Deus e a religião cristã eram o centro do universo e tudo deveria ser em torno deles. Entretanto com o antropocentrismo isso mudou,  a ideia é a mesma do individualismo. Agora o homem era o centro do universo, as coisas aconteciam porque o homem determinava ou consentia, tudo era resultado de ações humanas e não divinas.

Tanto na literatura quanto na pintura e escultura buscou-se sentimentos humanos, os problemas para formar uma sociedade, as inquietações e mistérios humanos.

Perguntas interessantes