Pedagogia, perguntado por lamperttania, 1 ano atrás

“A palavra ‘positivismo’ foi cunhada por Auguste Comte e sugere, mais do que o próprio Comte o afirma explicitamente, a necessidade de que todo juízo sobre um estado de coisas ou pronunciamento sobre o mundo seja confirmado pela experiência (daí o termo ‘positivo’, e por derivação a palavra ‘positivismo’, que designa a corrente de pensamento que assim caracteriza a atividade do espírito que se quer e se propõe científica, e não simplesmente teológica, metafísica ou ideológica)”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DOMINGUES, Ivan. Epistemologia das ciências humanas – Tomo 1: Positivismo e hermenêutica: Durkheim e Weber. São Paulo: Loyola, 2004. p. 168.

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre Auguste Comte, assinale a alternativa correta:

A Sua importância advém do fato de ter sido um dos primeiros autores a pensar a possibilidade de uma explicação metafísica da sociedade.
B Sua importância advém do fato de ter sido um dos primeiros autores a pensar a possibilidade de uma ciência para estudar a sociedade.
C Sua importância advém do fato de ter sido um dos primeiros autores a pensar a possibilidade de um método fenomenológico para a compreensão da sociedade.
D Sua importância advém do fato de ter sido um dos primeiros autores a pensar a possibilidade de uma discussão biológica sobre a transitoriedade social.
E Sua importância advém do fato de ter sido um dos primeiros autores a pensar a possibilidade de um fundamento ideológico para o entendimento do fato social.

Soluções para a tarefa

Respondido por fatylampertp6mwwv
7

Resposta:

B Sua importância advém do fato de ter sido um dos primeiros autores a pensar a possibilidade de uma ciência para estudar a sociedade.

Explicação:

Comentário: Auguste Comte, pensador francês da primeira metade do século XIX, marcou o início da filosofia positivista com os seus escritos. Sua importância advém do fato de ter sido um dos primeiros autores a pensar a possibilidade e a importância de uma ciência da sociedade (livro-base, p. 78,79).

Perguntas interessantes