A palavra “pós-modernidade” pode ser encarada como um dos conceitos utilizados pelos sociólogos e antropólogos para melhor compreender a sociedade contemporânea. Pois, na contemporaneidade, temos a presença de diversas novidades nos campos político, econômico, cultural e social. Neste sentido, podemos refletir que a “pós-modernidade” está em oposição a valores “modernos”. Podemos, portanto, estabelecer diferenças entre o período classificado como "moderno" e "pós-moderno". Sobre as diferenças entre os dois períodos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Na modernidade, a poupança individual era valorizada no campo econômico. Na pós-modernidade, temos a presença do consumismo. ( ) Na modernidade, a história humana era compreendida como a busca pelo progresso. Na pós-modernidade, a história humana é encarada como uma somatória de múltiplas experiências individuais. ( ) Na modernidade, a sociedade era composta por instituições fluidas, como famílias homoafetivas e relações de trabalho flexíveis. Na pós-modernidade, a sociedade é composta por instituições sólidas, como o Estado, a família nuclear monogâmica e relações de trabalho mediadas por rígidas leis. ( ) A modernidade era baseada em teorias filosóficas que defendem o relativismo. Na pós-modernidade, temos a presença de teóricos que defendem o racionalismo como método para a busca de verdades científicas absolutas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) V - V - V - F. b) V - V - F - F. c) V - F - F - V. d) F - F - V - V.
Soluções para a tarefa
Olá! Espero ajudar!
Correta - b) V - V - F - F
Na modernidade, a poupança individual era valorizada no campo econômico. Na pós-modernidade, temos a presença do consumismo.
Verdadeira. A era pós-moderna apresenta-se marcada por um consumismo exacerbado. O consumo deixou de ser um ato econômico e passou a ser uma característica social, na qual os indivíduos são classificados de acordo com seus hábitos de consumo.
Na modernidade, a história humana era compreendida como a busca pelo progresso. Na pós-modernidade, a história humana é encarada como uma somatória de múltiplas experiências individuais.
Correta. A modernidade apostou na racionalidade humana, na ciência e na capacidade do homem de buscar o progresso por meio do uso de sua razão. Na pós-modernidade, o relativismo está expresso pela experiência individual.
Na modernidade, a sociedade era composta por instituições fluidas, como famílias homoafetivas e relações de trabalho flexíveis. Na pós-modernidade, a sociedade é composta por instituições sólidas, como o Estado, a família nuclear monogâmica e relações de trabalho mediadas por rígidas leis.
Falsa. As relações são fluidas na pós-modernidade. Não há certezas na pós-modernidade. Acompanhada da descrença na razão humana como solução para a humanidade, e do consumismo veio a fluidez dos relacionamentos.
A modernidade era baseada em teorias filosóficas que defendem o relativismo. Na pós-modernidade, temos a presença de teóricos que defendem o racionalismo como método para a busca de verdades científicas absolutas.
Errada. Na Modernidade os teóricos defendiam o racionalismo, os pensadores acreditavam na busca pela verdade, no valor científico como agente do progresso. Essa crença foi perdida na pós-modernidade, a crença na racionalidade humana como fonte de progresso foi desmistificada pelo Holocausto.
Resposta:
letra b e a opção correta