Filosofia, perguntado por gaoschmitz123, 9 meses atrás

A palavra mito é usada habitualmente para significar alguma crença dotada de validade mínima e de pouca verossimilhança. Por exemplo, ‘A Atlântida não passa de um mito’. Nesse sentido, indica algo de irreal, que apenas existe na fantasia. O mito, porém, quando ligado à tarefa de esclarecer a existência-humana-no-mundo, representa uma forma autônoma de pensamento, persistente e resistente às invectivas de liquidação feitas pelo saber filosófico e científico. É conhecimento que contém o imediato da experiência numa unidade fantástica de difícil acesso. Só o pensamento o alcança, nunca o discurso de filosofia e nem o de ciência”. (BUZZI, Arcângelo R. Introdução ao Pensar: O Ser, o Conhecimento, a Linguagem. 35ª ed. Petrópolis: Vozes, 2010, p. 85). A forma autônoma de pensamento do mito é classificada como,
Definição conceitual
Narrativa
Escrita poética
Investigação técnica
Ciência

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
0

A forma autônoma de pensamento do mito é classificada como:

Narrativa

O mito possui uma lógica própria, podendo ser considerado uma forma de fazer filosófico. Na definição de Nicola Abbagnano:

"O mito, em uma segunda concepção, é situado em um plano diferente da lógica científica, mas é dotado de igual valor por ser é uma forma autônoma de pensamento e de vida.

Nesse sentido, a validade e a função do mito não são secundárias e subordinadas em relação ao conhecimento racional, mas originárias e primárias, situando-se num plano diferente do plano do intelecto, porém dotado de igual dignidade."

Bons estudos!


Cysor: Ela poderia me ajudar nas minhas questões de sociologia?? link: https://brainly.com.br/tarefa/40577387
Perguntas interessantes