História, perguntado por frannchagasalme, 1 ano atrás

A palavra latina monumentum remete à raiz indo-európeia men, que exprime uma das funções essenciais do espírito (mens), a memória (memini). O verbo monere significa “fazer recordar”, de onde “avisar”, “iluminar”, “instruir”. O monumentum é um sinal do passado. Atendendo as suas origens filológicas, o monumento é tudo aquilo que pode evocar o passado, perpetuar a recordação, por exemplo, os atos escritos.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2012, p. 510.
Os monumentos são um dos exemplos mais conhecido de fonte arqueológica, acerca dessa estrutura assinale a alternativa correta:
A
Atualmente a Arqueologia se mantém afastada do estudo de edificações, pois considera mais importante o desenvolvimento de estudos relacionados à análise dos artefatos ligados ao uso cotidiano, como utensílios e vasos.
B
O estudo das fontes arqueológicas, como monumentos e locais, que estavam relacionadas à classe dominante, deu origem ao surgimento da Arqueologia Histórica na América, principalmente por fornecerem embasamento as grandes narrativas.
C
Os monumentos edificados são considerados como registros históricos do período no qual foram construídos e por isso são pertencentes à área da História, sendo que a Arqueologia deve solicitar autorização para a realização de pesquisas.
D
Para um monumento ser considerado como uma fonte arqueológica estrutural, a principal característica a ser considerada é o tamanho físico da edificação.
E
Dentro da Arqueologia uma das principais linhas teóricas é baseada na ideia de que os artefatos devem ser todos objetos, excluindo assim os edifícios, construções, pontes, etc.

Soluções para a tarefa

Respondido por grmelo2011glades
0
acho que é a letra c

grmelo2011glades: não obtive a resposta se esta certo ou errado
Perguntas interessantes