Administração, perguntado por eduardamercedesdasil, 9 meses atrás


A palavra Intertextualidade é formada pelo sufixo inter, de origem latina, que significa “entre”, e pela palavra Textualidade, que significa “texto”, ou seja, intertextualidade é a propriedade dos textos se relacionarem entre si. Ela está presente no dia-a-dia e é vista como um diálogo entre diferentes textos, pois todo texto é baseado em outro, escrito ou falado anteriormente. Assim, cada texto retoma textos anteriores, reafirmando uns e contestando outros. Músicas que dialogam com poemas, com outras músicas; propagandas que se utilizam do discurso artístico, filmes que retomam outros filmes; poemas escritos com versos alheios, tudo isso são textos em diálogos com outros textos, ou seja, intertextualidade (BARALDO, 2014, p.12).
Texto 2
(...) uma análise da intertextualidade de textos estudantis podia mostrar como alunos, através de seus trabalhos escritos, expressam não somente seus conhecimentos sobre o que estão aprendendo, mas como eles aprendem a escrever trabalhos apropriados para sua área de estudos. Para Bazerman (2006:103), a intertextualidade não é vista somente como uma questão dos outros textos a que um escritor se refere, mas também como esse escritor usa esses textos, para quê os usa e como se posiciona enquanto escritor diante deles para elaborar seus próprios argumentos. Seguindo Bazerman (2006:92-96), podemos distinguir diferentes níveis de intertextualidade por meio do qual um texto evoca outros textos e se apóia neles como um recurso consciente. Níveis de intertextualidade a) O texto pode remeter a textos anteriores como uma fonte de sentidos, usada como valor nominal. Por exemplo, quando um texto apresenta declarações de outras fontes consideradas autorizadas, repetindo essa informação para os propósitos do novo texto. b) O texto pode se remeter a dramas sociais explícitos de textos anteriores mencionados na discussão. Por exemplo, quando pontos de vistas opostos de políticos acerca de alguma controvérsia recente são citados, o texto retrata um drama social. c) O texto pode explicitamente usar outras declarações como pano de fundo, apoio ou contraposição. Por exemplo, quando dados de outra fonte são citados como base de um argumento. d) O texto, menos explicitamente, pode se apoiar em crenças, idéias e declarações amplamente difundidas e familiares aos leitores, quer sejam relacionadas a uma fonte específica quer sejam percebidas como senso comum. As garantias constitucionais de liberdade de expressão, por exemplo, podem figurar para defender uma opinião polêmica sem que haja menção explícita à Constituição. e) Através do uso de certos tipos reconhecíveis de linguagem, de estilo e de gêneros, cada texto evoca mundos sociais particulares onde essas formas lingüísticas são utilizadas com o propósito de identificá-lo como parte daqueles mundos. Por exemplo, o uso de termos técnicos ou expressões típicas de uma área de conhecimento. f) Através apenas do uso da linguagem e de formas lingüísticas, o texto recorre aos recursos lingüísticos disponíveis, sem chamar a atenção de modo particular para o intertexto. Por exemplo, o uso de expressões ou vocabulário disponíveis, como seria o caso do uso do termo “mensalão” atualmente (HOFFNAGEL, 2009, p. 176/177).

Com base na leitura dos textos acima e estudo da unidade 2, utilize seus conhecimentos adquiridos realizando o que se pede:



a Demonstre a importância de o leitor delimitar uma unidade de leitura elencando quatro objetivos que facilitam o estudo do texto. (30%)
b Aplique seus conhecimentos sobre a análise textual, como parte da preparação para a leitura apontando 4 etapas de análise textual. (30%)
c Utilize seus conhecimentos prévios indicando a importância da intertextualidade, para a implementação de pesquisas relacionadas a sua área de formação. (40%)

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
2

a. A importância de o leitor delimitar uma unidade de leitura se dá pela maior organização e capacidade de absorção do conteúdo do texto, dinamizando seu aprendizado.

b. As 4 etapas de análise textual são a pré-leitura, a leitura, a compreensão da leitura e o pós-leitura.

c. A importância da intertextualidade para que o indivíduo consiga relacionar conteúdos e informações obtidas em diversas fontes, criando uma rede de conhecimentos.

Abraços!

Perguntas interessantes