A palavra gênero passou a ser utilizada, inicialmente pelas feministas americanas para enfatizar o caráter social das distinções sobre o sexo. O gênero tornou-se assim uma forma de indicar “construções sociais”, sendo o corpo biológico e sexuado uma justificativa para as identidades subjetivas dos homens e mulheres dentro de cada cultura (SCOTT,1991). Essas diferenças socialmente construídas passam a impor aos indivíduos regras de comportamento. Não há uma convenção universal do que é atividade ou papel masculino e feminino, variando de sociedade para sociedade (MEAD, 2000). Para algumas pesquisadoras , a ciência é: Um campo de valores, métodos e objetivos definidos por homens. Um campo de valores, métodos e objetivos definidos por mulheres. Um campo de valores, métodos e objetivos definidos por homens e mulheres. Um campo de valores, métodos e objetivos definidos por ideologias. Um campo de valores, métodos e objetivos definidos por ideologias e por homens.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Bom dia!
a) Um campo de valores, métodos e objetivos definidos por homens.
Diversas pesquisadoras do mundo científico, lutam para desconstruir a visão "machista" da ciência, muitas vezes apenas embasada por pesquisas somente realizadas por homens.
Dessa forma, o enfoque deve ser na redução da disparidade de gênero, permitindo que mulheres tenham as mesmas condições de apresentarem suas contribuições científicas para a ciência.
Perguntas interessantes