[...] A palavra fascismo, portanto, tem um destino comparável ao da palavra soviete: na origem designa um agrupamento e acaba designando um regime e sua ideologia. Passa-se da estrutura à política. O uso do termo estende-se, a seguir, a outras experiências feitas em outros países, e qualifica todos os regimes, todos os movimentos e todas as organizações que apresentam algum parentesco com o regime de Mussolini.
RÉMOND, René. O século XX: de 1914 aos dias atuais. São Paulo: Cultrix, 1976. p. 91.
Sobre os fascismos e o contexto do período entre as duas grandes guerras mundiais, é CORRETO
afirmar que:
01. entre as características fundamentais do fascismo italiano, estava a valorização do indivíduo como instância política e a defesa de um Estado baseado no liberalismo econômico.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
2)
em Portugal e na Espanha, nos governos de Antônio Salazar e de Francisco Franco, respectivamente, a experiência fascista possuiu aspectos peculiares ao relacionar as caraterísticas nacionalistas e centralizadoras com um forte clericalismo de aversão ao liberalismo e a todas as formas de socialismo.
4)
o fascismo alemão, reconhecido como nazismo, pretendia destruir a civilização oriunda do renascimento, do iluminismo e do liberalismo do século XIX. Os nazistas eram identificados como anticomunistas e antimarxistas, militaristas e expansionistas.
16)
na Itália, Mussolini defendia a força da nação como elemento nacionalista e patriótico para conduzir a Itália ao nível das grandes potências mundiais, com fins expansionistas.
Perguntas interessantes