A palavra Ética é empregada nos meios acadêmicos em três acepções. Numa, faz-se referência a teorias que têm como objeto de estudo o comportamento moral, ou seja, como entende Adolfo Sanchez Vasquez, “a teoria que pretende explicar a natureza, fundamentos e condições da moral, relacionando-a com necessidades sociais humanas.” Teríamos, assim, nessa acepção, o entendimento de que o fenômeno moral pode ser estudado racional e cientificamente por uma disciplina que se propõe a descrever as normas morais ou mesmo, com o auxílio de outras ciências, ser capaz de explicar valorações comportamentais.
Um segundo emprego dessa palavra é considerá-la uma categoria filosófica e mesmo parte da Filosofia, da qual se constituiria em núcleo especulativo e reflexivo sobre a complexa fenomenologia da moral na convivência humana. A Ética, como parte da Filosofia, teria por objeto refletir sobre os fundamentos da moral na busca de explicação dos fatos morais.
Numa terceira acepção, a Ética já não é entendida como objeto descritível de uma Ciência, tampouco como fenômeno especulativo. Trata-se agora da conduta esperada pela aplicação de regras morais no comportamento social, o que se pode resumir como qualificação do comportamento do homem como ser em situação. É esse caráter normativo de Ética que a colocará em íntima conexão com o Direito. Nesta visão, os valores morais dariam o balizamento do agir e a Ética seria assim a moral em realização, pelo reconhecimento do outro como ser de direito, especialmente de dignidade. Como se vê, a compreensão do fenômeno Ética não mais surgiria metodologicamente dos resultados de uma descrição ou reflexão, mas sim, objetivamente, de um agir, de um comportamento consequencial, capaz de tornar possível e correta a convivência.
Adaptado do site Doutrina Jus Navigandi.
Entendendo o texto:
01 – As diferentes acepções de Ética devem-se, conforme se depreende da leitura do texto,
(A) aos usos informais que o senso comum faz desse termo.
(B) às considerações sobre a etimologia dessa palavra.
(C) aos métodos com que as ciências sociais a analisam.
(D) às íntimas conexões que ela mantém com o Direito.
(E) às perspectivas em que é considerada pelos acadêmicos.
02 – A concepção de ética atribuída a Adolfo Sanchez Vasquez é retomada na seguinte expressão do texto:
(A) núcleo especulativo e reflexivo.
(B) objeto descritível de uma Ciência.
(C) explicação dos fatos morais.
(D) parte da Filosofia.
(E) comportamento consequencial.
03 – No texto, a terceira acepção da palavra ética deve ser entendida como aquela em que se considera, sobretudo,
(A) o valor desejável da ação humana.
(B) o fundamento filosófico da moral.
(C) o rigor do método de análise.
(D) a lucidez de quem investiga o fato moral.
(E) o rigoroso legado da jurisprudência.
04 – Dá-se uma íntima conexão entre a Ética e o Direito quando ambos revelam, em relação aos valores morais da conduta, uma preocupação
(A) filosófica.
(B) descritiva.
(C) prescritiva.
(D) contestatária.
(E) tradicionalista.
05 – Considerando-se o contexto do último parágrafo, o elemento sublinhado pode ser corretamente substituído pelo que está entre parênteses, sem prejuízo para o sentido, no seguinte caso:
(A) (...) a colocará em íntima conexão com o Direito. (Inclusão)
(B) (...) os valores morais dariam o balizamento do agir (...) (Arremate)
(C) (...) qualificação do comportamento do homem como ser em situação. (Provisório)
(D) (...) nem tampouco como fenômeno especulativo. (Nem, ainda)
(E) (...) de um agir, de um comportamento consequencial... (Concessivo).
Soluções para a tarefa
2- Alternativa B
3- Alternativa A
4- Alternativa C
5- Alternativa D
Espero ter ajudado :)
1) As diferentes acepções de Ética devem-se, conforme se depreende da leitura do texto, às perspectivas em que é considerada pelos acadêmico. Portanto, a resposta correta é a alternativa A.
As três acepções da palavra "Ética" são indicadas considerando as visões de estudiosos sobre o tema, tanto que são citados nomes como de pessoas consideradas autoridades no tema, como Adolfo Sanchez Vasquez.
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2) A concepção de ética atribuída a Adolfo Sanchez Vasquez é retomada na seguinte expressão do texto "objeto descritível de uma Ciência." Dessa maneira, a resposta correta é a alternativa B.
Percebemos o uso do termo "objeto descritível de uma Ciência" no último parágrafo, quando será definida a terceira acepção de Ética. Ao mencionar a primeira acepção, atribuída a Adolfo Sanchez Vasquez, o autor menciona a expressão citada. Ao se referir à segunda acepção, o autor alude a um "fenômeno especulativo".
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3) No texto, a terceira acepção da palavra ética deve ser entendida como aquela em que se considera, sobretudo, o valor desejável da ação humana. Assim, a resposta correta é a alternativa A.
De acordo com a terceira acepção, Ética é a conduta esperada pela aplicação da Moral . É nesse vies que a Ética se aproxima do Direito.
Assim, a Ética seria o resultado de ações baseadas em comportamentos moralmente aceitáveis, ou seja, o que se espera da ação humana. Dessa forma, a Ética é considerada de maneira mais objetiva.
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4) Diz-se que ocorre uma íntima conexão entre a Ética e o Direito quando ambos revelam, em relação aos valores morais da conduta, uma preocupação prescritiva. Dessa maneira, a resposta correta é a alternativa C.
O texto indica que existe uma conexão entre Ética e Direito quando se tem um "caráter normativo da Ética". Esse caráter normativo é sinônimo de um viés prescritivo, no qual a Moral seria a base das ações e a Ética seria a moral em ação.
Assim, a preocupação prescritiva se traduz na normatização do que uma conduta baseada em princípios morais.
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5) Poderíamos substituir a palavra em destaque, sem prejuízo de sentido, pela que foi utilizada entre parênteses neste caso: (...) nem tampouco como fenômeno especulativo. (Nem, ainda). Assim, a resposta correta é a letra D.
Se retirássemos a expressão "nem tampouco", poderíamos substituí-la por "nem, ainda".
Para fazer esta atividade, deveríamos, em primeiro lugar, perceber o sentido da palavra destacada. A expressão "nem tampouco" indica a ideia de acréscimo, soma, adição. O mesmo valor semântico é expresso por "nem" e "ainda".
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BONS ESTUDOS!